Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analisa nove pareceres sobre quebra de decoro, incluindo ofensas durante votação do marco temporal

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúne para analisar nove pareceres preliminares sobre acusações por quebra de decoro parlamentar. O encontro está marcado para esta quarta-feira (4), às 11 horas, e terá a definição do local em breve.

As acusações envolvem membros do Partido Liberal (PL) e do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e estão relacionadas a diferentes situações ocorridas durante as votações na Câmara dos Deputados.

Uma das acusações é feita contra a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) pelo PL. O partido solicita punição à deputada por ofender parlamentares que votaram a favor do projeto do marco temporal de terras indígenas. O parecer referente a essa acusação ainda não foi divulgado pelo deputado Paulo Magalhães (PSD-BA).

Outra representação apresentada pelo PL é contra a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP). O deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) é responsável pelo parecer preliminar nesse caso, que também trata de desentendimentos ocorridos durante a votação do projeto do marco temporal.

A deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) foi alvo de outra representação do PL. O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) é responsável pelo parecer preliminar sobre essa acusação, também relacionada à votação do projeto do marco temporal.

O deputado Marcon (PT-RS) está sendo acusado pelo PL de ter faltado com o decoro durante uma reunião da Comissão de Trabalho. O parecer preliminar referente a essa acusação será apresentado pelo deputado Bruno Ganem (Podemos-SP).

O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) também é alvo de uma representação do PL. O deputado Albuquerque será o responsável pelo parecer preliminar sobre essa acusação, relacionada a uma discussão com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em uma reunião na Comissão de Relações Exteriores.

A deputada Erika Hilton (Psol-SP) é citada em uma representação do Psol contra o deputado Abilio Brunini (PL-MT), que é acusado de transfobia durante uma reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. O parecer preliminar sobre essa acusação será apresentado pelo deputado Mário Heringer (PDT-MG).

Já o deputado André Fernandes (PL-CE) é alvo de uma representação do Partido dos Trabalhadores (PT) por supostas falas discriminatórias durante a votação da reforma tributária. O parecer preliminar será apresentado pelo deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ).

Outra representação protocolada pelo Psol é contra o deputado Ricardo Salles (PL-SP), que é acusado de ameaçar e intimidar mulheres de esquerda na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, onde atuava como relator. O parecer preliminar sobre essa acusação será apresentado pelo deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR).

Por fim, a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) também é alvo de uma acusação do PL, dessa vez por tumultuar as reuniões da CPI do MST e por desrespeitar o deputado General Girão (PL-RN) durante as reuniões do colegiado. O parecer preliminar será apresentado pelo deputado Acácio Favacho (MDB-AP).

Os pareceres preliminares ainda não foram divulgados pelos respectivos deputados responsáveis. A decisão final sobre possíveis punições será votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados em votação secreta, caso as recomendações do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sejam favoráveis às punições mais severas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo