Diretor do PNI do Ministério da Saúde visita Ceadim do Ceará e destaca importância da distribuição de vacinas.

No dia 3 de outubro de 2023, o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, realizou uma visita à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Acompanhado de gestores da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde da Sesa, da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará, Gatti veio a Fortaleza para o lançamento da Campanha da Multivacinação no estado.

Durante a visita, Gatti destacou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal na distribuição das vacinas para a população. Ele elogiou o trabalho realizado pelo Governo do Estado do Ceará na organização e garantia do acesso aos imunobiológicos. A Ceadim desempenha um papel fundamental nesse processo, garantindo que as vacinas passem por todas as etapas com qualidade, desde a saída do laboratório produtor até a logística de distribuição e transporte.

Essa foi a primeira vez que um gestor do Departamento Nacional de Imunização visitou a Rede. Segundo o secretário executivo de Vigilância da Sesa, Antonio Lima Neto, a visita foi um coroamento do lançamento da Campanha de Vacinação no Ceará e permitiu que o diretor do PNI conhecesse de perto a organização do estado para levar os imunizantes até a população, além de conhecer o funcionamento da regionalização.

O gerente da Central, Tarcisio Seabra, destacou a importância da visita de Gatti, afirmando que puderam mostrar todos os fluxos da Rede de Frio Estadual e como isso possibilita a entrega dos imunobiológicos à população. Segundo ele, o principal objetivo da imunização não é apenas vacinar, mas imunizar as pessoas com vacinas seguras e eficazes.

Além de Gatti, também esteve presente na visita à Ceadim o representante do Unicef no Ceará, Rui Aguiar. Aguiar ressaltou a importância da vacinação ao relembrar o caso de sua esposa, que teve poliomielite antes da existência dessa vacina. Ele enfatizou que a Ceadim é o centro de abastecimento de vacinas do estado e é emocionante saber que é dali que saem os imunizantes que serão aplicados nas crianças.

A Ceadim é responsável por garantir o fluxo de distribuição de vacinas no estado do Ceará. A solicitação dos imunobiológicos é realizada pelo Ministério da Saúde para a Ceadim, que então atende as solicitações da Superintendência Regional de Saúde, dos municípios e das salas de vacina. Todos os protocolos são registrados no Sistema de Informação em Insumos Estratégicos da pasta nacional. Mensalmente, a Rede de Frio estadual faz a solicitação dos insumos ao Ministério da Saúde com base nos pedidos das regiões de saúde e em dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A Central de Abastecimento de Imunobiológicos desempenha um papel fundamental no sistema de saúde, garantindo o armazenamento, distribuição e gerenciamento adequados das vacinas e outros produtos. Ela contribui para a disponibilidade e a entrega segura e eficiente das vacinas à população, sendo importante para programas de vacinação e no controle de doenças infecciosas. A visita de Gatti à Ceadim representa o reconhecimento do trabalho realizado no estado do Ceará na área da imunização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo