Aulões preparatórios para ENCCEJA e Enem PPL 2023 no sistema prisional do Ceará alcançam recorde de inscrições

Internos da Unidade Prisional Regional do Cariri (UP-Cariri) estão se preparando para os Exames Nacionais Para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As aulas preparatórias estão acontecendo nas unidades prisionais do Ceará e são organizadas pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Coordenadoria de Educação, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Através de uma transmissão ao vivo, os internos têm acesso a dois aulões mensais de 3 horas cada, ministrados por dois professores de disciplinas diferentes. O objetivo é oferecer aos internos conteúdos específicos exigidos nos exames, desenvolver estratégias pedagógicas de acordo com o perfil dos alunos, estimular a participação ativa, promover interação, debates e troca de conhecimentos, além de avaliar o impacto do projeto por meio de indicadores educacionais.

Este ano, o número de inscritos nos exames bateu recorde, com 13 mil internos se inscrevendo, representando 61,47% da população carcerária. O Ceará se tornou o estado com o maior número proporcional de alunos inscritos no Encceja em todo o Brasil.

Na Unidade Prisional Regional do Cariri, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, foram inscritos 600 internos, sendo 460 no ensino fundamental e 140 no ensino médio.

O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, destaca a importância de levar as aulas preparatórias também para o interior do estado, garantindo a qualidade e a interiorização das ações educacionais. Professores da Região Metropolitana de Fortaleza foram enviados para fazer um intercâmbio e contribuir com os conhecimentos e saberes no preparatório do Enem em Juazeiro do Norte.

A Coordenadora Regional de Desenvolvimento da Educação, Marfra Martins, agradece ao Governo do Estado do Ceará pelo apoio educacional propiciado ao sistema prisional. Ela ressalta que essas ações dão oportunidade às pessoas privadas de liberdade de reescreverem suas histórias através da educação pública de qualidade, e são realizadas aulas diárias, aulões para o Encceja e Enem, entre outras atividades, com o objetivo de reduzir as desigualdades e oferecer uma vida melhor e mais digna.

Um dos internos da UP-Cariri, Lucas de Lima, agradece a oportunidade e ressalta a importância dessa ação conjunta entre a SAP e a Seduc em proporcionar uma nova chance de vida através da educação. Ele destaca que os aulões não apenas ajudam nos exames, mas também expandem o conhecimento dos internos, que buscam se ressocializar e acreditam no processo de resgate e reintegração social proporcionado pelo sistema prisional.

As aulas preparatórias acontecerão até o mês de novembro e têm o objetivo de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos internos, buscando oferecer oportunidades de reintegração na sociedade e uma nova perspectiva de vida através da educação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo