Campanha de Multivacinação no Ceará intensifica vacinação de crianças e adolescentes no Dia D

No próximo sábado, dia 7 de outubro, será realizado o Dia D da Campanha da Multivacinação no estado do Ceará. A iniciativa tem como objetivo intensificar a vacinação de crianças e adolescentes para atualizar o esquema vacinal. Além disso, busca recuperar as coberturas vacinais, oportunizar a vacinação e reduzir os riscos de reintrodução de doenças já eliminadas ou controladas no estado e no país.

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no último sábado, dia 30 de setembro, com ações nos Vapt Vupt do Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está mobilizando os municípios do estado para aderirem à campanha, que terá duração até o dia 14 de outubro. A expectativa é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de aproximadamente 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Durante o Dia D da campanha, mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas em todo o estado. Além dos postos de saúde, as salas de vacina do Vapt Vupt Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza, também estarão abertas das 8h às 16h30.

Os responsáveis devem levar as crianças e adolescentes ao posto de saúde mais próximo, levando a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde possa analisar a situação vacinal e indicar quais doses devem ser aplicadas. Caso não possuam a caderneta ou tenham perdido, a criança poderá ser identificada por outros documentos e ter a indicação vacinal registrada no sistema. Portanto, a perda da caderneta não é impedimento para que a vacinação seja realizada.

Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis durante a campanha, incluindo a vacina para covid-19, que será intensificada. Entre as vacinas disponíveis estão BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente, Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite, Vacina Oral Poliomielite, Vacina Rotavírus Humano, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP, Tetraviral, HPV quadrivalente, dT, dTpa e Menigocócica ACWY.

A campanha tem como meta garantir que mais de 90% do público-alvo esteja imunizado para BCG e rotavírus, e atingir a cobertura vacinal mínima de 95% com os demais imunizantes. Além dos serviços nos postos de saúde, também estão sendo realizadas estratégias diferenciadas, como busca ativa de não vacinados e disponibilização de vacinas nas escolas e em locais com alta concentração de pessoas.

Portanto, no próximo sábado, é fundamental que os responsáveis levem as crianças e adolescentes aos postos de saúde para atualizar o Cartão de Vacina. A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e prevenir doenças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo