Cancelada cerimônia de abertura do congresso de cirurgia no RJ após assassinato de três médicos ortopédicos.

O 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo (Mifas) começou nesta quinta-feira (5) no Rio de Janeiro, porém com uma mudança no programa devido a um trágico incidente. A cerimônia de abertura, que estava agendada para a tarde do mesmo dia, foi cancelada após o assassinato de três cirurgiões ortopédicos brasileiros, que ocorreu em um quiosque em frente ao hotel sede do evento, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Esse é o primeiro congresso do Mifas a ser realizado no continente americano. O evento conta com a presença de renomados especialistas em cirurgia de pé e tornozelo de diversos países, reunidos para compartilhar conhecimentos e aprimorar o atendimento aos pacientes.

Devido à tragédia, foi realizado um minuto de silêncio em memória dos médicos, tanto durante a manhã quanto à tarde. Além disso, a decisão de cancelar o jantar de encerramento do congresso foi tomada pela presidência do evento, o Conselho de Administração e os organizadores locais da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé (ABTPé).

Os organizadores expressaram sua tristeza e consternação com o ocorrido, ressaltando que os médicos eram não apenas colegas de profissão, mas também amigos de muitos cirurgiões presentes no congresso. Eles transmitiram suas condolências às famílias e amigos dos médicos assassinados.

Apesar do trágico acontecimento, a organização decidiu que o congresso não seria suspenso. Segundo eles, esse é um evento científico de cirurgiões para cirurgiões, que busca promover a troca de conhecimentos visando um melhor atendimento aos pacientes. Os médicos que foram vítimas da violência decidiram participar do congresso com esse objetivo em mente, e a organização entende que não devem se deixar intimidar por um ato tão terrível. Dessa forma, o 6º Congresso da Mifas irá prosseguir em memória dos médicos falecidos.

Os três médicos assassinados foram identificados como Diego Ralf de Souza Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida. Um quarto médico ficou gravemente ferido e foi internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, sendo posteriormente transferido para uma unidade particular.

Tanto a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé (ABTPé) quanto a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) emitiram notas de pesar e repúdio ao ocorrido. A ABTPé destacou a dedicação dos médicos ao congresso e desejou uma rápida recuperação ao médico ferido. Já a SBOT expressou sua preocupação diante de mais um caso de violência no país.

A comunidade médica está perplexa e consternada com o crime. O vice-presidente da SBOT, Fernando Baldy, afirmou que todos estão chocados com a situação absurda de médicos serem mortos em um evento científico. Ele ressaltou que o médico Marcos de Andrade Corsato, um dos falecidos, tinha mais de 30 anos de experiência na área da ortopedia.

Baldy espera que a polícia consiga esclarecer os detalhes do ocorrido. Ele acredita que pode ter ocorrido uma confusão entre pessoas, já que os médicos estavam no Rio de Janeiro há menos de 12 horas. No entanto, não há uma explicação plausível para o trágico desfecho.

O Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo (Mifas) é acreditado pelo Conselho Europeu de Acreditação para a Educação Médica Continuada e tem a sua secretaria localizada em Barcelona, Espanha. O congresso reúne especialistas da Europa, América Latina e Estados Unidos e se estenderá até o dia 7 de outubro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo