Comissão de Administração aprova proposta que transforma cargos vagos do CNMP em comissionados

No dia 05/10/2023, a Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que visa transformar cargos vagos da estrutura do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em cargos em comissão de livre nomeação e exoneração. Essa proposta é referente a sete cargos de técnico (nível médio) e cinco cargos de analista (nível superior), que serão convertidos em 10 cargos em comissão. Além disso, a proposta prevê a criação de outros 32 cargos em comissão através do aproveitamento de sobra orçamentária.

Segundo o CNMP, autor do Projeto de Lei 2073/22, essas ações não implicam em aumento de despesas. A criação dos novos cargos será prioritariamente nos gabinetes dos conselheiros, na Presidência e na Corregedoria Nacional. O CNMP justifica essa medida com a necessidade de expandir o quadro de pessoal, uma vez que não há concurso público válido ou previsto para suprir essa demanda.

O deputado Bruno Farias, do partido Avante-MG e relator do projeto, defendeu a aprovação da proposta com algumas mudanças de redação. Ele ressaltou que esses cargos que serão transformados já fazem parte do Quadro de Pessoal e da Estrutura Organizacional do CNMP, e estão atualmente vagos.

A proposta em questão ainda tramita e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, além da comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Vale ressaltar que a tramitação da proposta segue em caráter conclusivo, ou seja, será votada apenas pelas comissões designadas para sua análise, dispensando a deliberação no Plenário. No entanto, caso haja divergência entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados, a matéria será levada para apreciação no Plenário.

A reportagem foi realizada por Murilo Souza e a edição ficou a cargo de Marcelo Oliveira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo