Fortaleza realiza programação durante todo o mês de outubro para conscientização e prevenção do câncer de mama

O mês de outubro é marcado pela conscientização e prevenção do câncer de mama, buscando reduzir a incidência e mortalidade por essa doença. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo e também apresenta o maior índice de mortalidade nesse público. Em apoio à campanha e visando conscientizar os fortalezenses, a Prefeitura de Fortaleza está promovendo uma programação interdisciplinar ao longo de todo o mês.

Além da expansão dos serviços de saúde voltados para as mulheres, a cidade também está oferecendo palestras, rodas de conversa, atrações culturais e a iluminação especial de alguns espaços públicos.

Na área da saúde, o foco está nas mulheres de 50 a 69 anos, que são o público-alvo para as ações de rastreamento do câncer de mama na Rede Municipal de Saúde. Essas mulheres devem procurar uma unidade de saúde para consulta com um médico ou enfermeiro, a fim de solicitar a mamografia. Esse exame pode ser realizado em policlínicas municipais ou em clínicas conveniadas.

Durante todo o mês de outubro, os postos de saúde de Fortaleza estão realizando atividades voltadas para a saúde da mulher, com ênfase na prevenção do câncer de mama. Além do atendimento normal, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, cerca de 40 postos estarão abertos nos sábados dias 07 e 14/10, oferecendo atividades de educação em saúde, exames de mama e citopatológico (exame de rastreamento do câncer do colo do útero).

No dia 07/10, conhecido como Dia D da Vacinação, todas as unidades de saúde estarão abertas e também oferecerão atividades de educação em saúde, exames de mama e citopatológico em alusão ao Outubro Rosa.

A Rede Cuca, política pública da Prefeitura de Fortaleza executada pela Secretaria Municipal de Juventude, também está promovendo a Campanha de Saúde da Mulher durante todo o mês de outubro. Essa campanha temática acontece nos cinco equipamentos da Rede Cuca e inclui atividades que abordam temas além do câncer de mama, como saúde, direitos e comportamento. A programação é gratuita e aberta ao público.

Em relação à iluminação rosa, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos está instalando iluminação especial rosa em diversos locais da cidade, como a SCSP, Vila das Artes, Casa Barão de Camocim, Praça do Cristo (Dragão do Mar), Hospital da Mulher, Monumento ao Jangadeiro (Beira-Mar), Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e Estátua de Iracema da Lagoa da Messejana.

Na área da assistência social, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), geridos pela Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, estão promovendo palestras sobre prevenção e combate ao câncer de mama. Essas palestras acontecem de 11 a 17 de outubro em diferentes CRAS da cidade e são abertas ao público.

Com todas essas ações, a Prefeitura de Fortaleza busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, contribuindo para a redução da incidência e mortalidade por essa doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo