Professores da Rede Municipal de Fortaleza participam de intercâmbio na França para aprimorar práticas pedagógicas

No último sábado (30/09), a professora Cynthia Kelsiane, juntamente com outros 24 educadores da Rede Municipal de Ensino, embarcou para Grenoble, na França, para participar do projeto Professores sem Fronteiras. Com o intuito de promover intercâmbios entre professores, o programa irá enviar, até 2024, 200 professores para aprimorarem suas práticas pedagógicas no exterior.

Cynthia, que atua na educação infantil, compartilha sua experiência afirmando que essa é uma vitória pessoal e profissional. A fim de contar para seus alunos sobre a viagem, ela levou consigo a boneca de pano Maria Sophie, costurada pela mãe de um de seus estudantes. A professora explica que a boneca representa cada um dos alunos, que são levados com ela durante a viagem.

Ao todo, foram selecionados 50 professores e professoras para participar do intercâmbio. Enquanto 25 já estão na França, outros 25 irão viajar para a Espanha na segunda quinzena de outubro. Os custos referentes às passagens, hospedagens, alimentação e inscrições são financiados pela Prefeitura de Fortaleza, conforme previsto em leis e decretos municipais.

A secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, explica que o Programa prevê um intercâmbio entre redes de ensino que tenham correlação com a proposta curricular da Rede Municipal de Ensino. Ela ressalta a importância da participação de professores que estão atualmente em sala de aula, pois isso permite que suas práticas sejam ainda mais qualificadas. A expectativa é que o programa possa trazer boas práticas na educação desses países e, ao mesmo tempo, compartilhar as experiências dos professores brasileiros.

Os critérios de participação dos professores foram estabelecidos nos editais 10/2023 e 11/2023. Entre os critérios estão: projeto aprovado no Edital de Boas Práticas, relato de experiência aprovado e publicado no Projeto Professor Autor, trabalhos selecionados para a Feira de Ciências – etapa municipal, entre outros. Essa seleção criteriosa garante a participação dos professores mais qualificados e comprometidos com a educação.

Durante as duas semanas de formação, os professores estão participando de diversas atividades no Instituto Nacional Superior do Professorado e da Educação (Inspé), da Universidade Grenoble Alpes (UGA). Considerada uma das melhores universidades do mundo, a UGA proporciona aos participantes do programa uma imersão na cultura francesa e a oportunidade de conhecer escolas que possuem relação direta com o trabalho realizado na Rede Municipal de Fortaleza.

O grupo de professores está sendo acompanhado pela gerente da célula de atenção e promoção da Saúde da Academia do Professor Darcy Ribeiro (Aprof), Keith Cintra. Durante o intercâmbio, os professores estão realizando visitas a escolas de educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA), além de participar de programações culturais preparadas pela universidade.

O projeto Professores sem Fronteiras é uma iniciativa que está revolucionando a educação em Fortaleza. Ao possibilitar o intercâmbio de professores e a troca de experiências entre diferentes redes de ensino, o programa contribui significativamente para a formação de profissionais mais qualificados e comprometidos com a educação de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo