SDA e Embrapa discutem ampliação de parceria para fortalecer o programa Hora de Plantar no Ceará

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, recebeu representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Milho e Sorgo (MG) e Embrapa Semiárido (PE), em Fortaleza, nesta sexta-feira (6). A visita técnica teve como objetivo dialogar sobre parcerias para programas da agricultura familiar do interior cearense, como o Hora de Plantar.

Durante o encontro, Moisés Braz ressaltou a importância da parceria entre SDA e Embrapa para fortalecer as políticas de campo do Ceará. Segundo o secretário, a colaboração entre as instituições beneficia principalmente os agricultores e trabalhadores do campo. Ele destacou que o Hora de Plantar, principal política de distribuição de sementes e mudas aos agricultores familiares, é resultado dessa parceria.

O projeto Hora de Plantar existe há 36 anos e promove o aumento da produtividade agrícola por meio da distribuição de sementes e mudas a cada safra. Coordenado pela SDA, tornou-se uma política pública de Estado em 2021 e abrange 182 municípios cearenses, exceto Fortaleza e Eusébio, que não possuem áreas rurais.

Durante a reunião, a titular da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), Rocicleide Ferreira, informou que o encontro discutiu novas parcerias entre o Governo do Ceará e a Embrapa. A intenção é aprimorar a capacidade técnica e científica das sementes, ampliar o programa de sementes do Estado para outras variedades e fortalecer o Hora de Plantar.

Reginaldo Resende Coelho, analista da Embrapa responsável pelo desenvolvimento de cultivares e transferência de tecnologia, ressaltou a importância do encontro para estreitar laços com as políticas de incentivo do governo cearense. Ele destacou que há 25 produtores licenciados pela empresa no Ceará que fornecem sementes para o programa Hora de Plantar.

Após a reunião, os técnicos da Embrapa visitaram o Laboratório de Análise de Sementes de Produção (LASP) da SDA.

O Hora de Plantar, em sua edição atual, distribui sementes de milho híbrido, milho variedade, sorgo forrageiro, manivas e raquetes de palma forrageira. Além disso, também são distribuídas mudas de cajueiro anão, aroeira e sabiá. O investimento no projeto foi de mais de R$ 25 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Tesouro do Estado.

A execução e assistência técnica do Hora de Plantar são realizadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo