Especialistas internacionais visitam Centro de Convivência no Ceará para discutir a hanseníase

No dia 7 de outubro de 2023, uma comitiva da Aliança Netherlands Leprosy Relief (NLR) visitou o Centro de Convivência Antônio Diogo (CCAD), em Redenção, no Ceará. A NLR é uma organização internacional com sede na Holanda e é composta por líderes do Brasil, Índia, Indonésia, Nepal e Moçambique, países que concentram mais de 80% dos casos de hanseníase no mundo.

O CCAD, que é vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará, tem quase um século de existência e é referência na preservação da história do tratamento da hanseníase no Brasil, além de promover a ressocialização das pessoas curadas. Essa visita teve como objetivo compartilhar experiências com especialistas de vários países e discutir estratégias para a interrupção da transmissão da doença, alinhadas com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo Assis Guedes, diretor-geral do CCAD, essa foi a primeira vez que um grupo composto por pessoas de outros países visitou a instituição. Durante a visita, os profissionais da NLR foram recebidos pela equipe do CCAD e fizeram um tour pelo espaço, incluindo o Memorial Leprosaria Canafístula. Em seguida, participaram de uma roda de conversa para discutir o contexto da hanseníase globalmente e a implementação de ferramentas adicionais para combater a doença.

A CEO da NLR Alliance, Linda Hummel, destacou a importância de compreender o caminho já percorrido no tratamento da hanseníase. Ela ressaltou que é fundamental compreender o passado para construir um mundo diferente no presente e no futuro. A visita ao CCAD serviu de inspiração para acabar com a hanseníase o quanto antes.

O diretor nacional da NLR India, Ashok Agarwal, ficou impressionado com o trabalho desenvolvido no Ceará. Ele ressaltou que, apesar do Brasil ter menos casos de hanseníase que a Índia, o país tem feito um trabalho fundamental em vigilância e prevenção, servindo de guia para ações em outros lugares do mundo.

Marcos Virmond, presidente do conselho curador da NHR Brasil, ressaltou a importância do CCAD para a história do combate à doença. Ele destacou a preservação da história da colônia, a manutenção das edificações e documentos, e o cuidado com os pacientes remanescentes.

O epidemiologista e diretor executivo da NHR Brasil, Alexandre Menezes, enfatizou a riqueza cultural e de conhecimento proporcionada pela visita. Ele destacou que foram trazidas pessoas de vários países, incluindo Holanda, Índia, Nepal, Moçambique e Indonésia, e que todos estão tendo uma grande experiência.

Durante a visita, alguns moradores do CCAD presentearam os integrantes da comitiva com artes elaboradas nas oficinas do Grupo Coração de Jesus, composto pelos remanescentes da ex-colônia. O grupo produz materiais artísticos nas áreas de teatro, pintura e colagem.

A NHR Brasil, membro da NLR Alliance, atua no enfrentamento da hanseníase no país há quase 30 anos. A organização promove e apoia iniciativas para detecção precoce, prevenção de incapacidades, reabilitação física e psicossocial, redução do estigma, inclusão socioeconômica e garantia de direitos das pessoas acometidas pela hanseníase e outras doenças tropicais negligenciadas. A NHR Brasil trabalha em parceria com órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil. Atualmente, desenvolve projetos em áreas de alta endemicidade para a doença, visando alcançar Zero Transmissão, Zero Deficiências e Zero Exclusão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo