Chuvas intensas obrigam fechamento de barragens em Santa Catarina e deixam 82 municípios em estado de emergência

As fortes chuvas que têm atingido o estado de Santa Catarina nos últimos dias causaram danos significativos e a previsão de novas precipitações levou o governador Jorginho Mello a tomar medidas de precaução. Dentre elas, destaca-se o fechamento das comportas das barragens de Ituporanga e José Boiteaux, como forma de evitar possíveis enchentes e deslizamentos de terra. Até o momento, 82 municípios estão em situação de emergência.

No último sábado (7), a Defesa Civil estadual confirmou o segundo óbito relacionado às chuvas. Um homem da cidade de Palmeira foi a vítima. De acordo com dados divulgados pelas autoridades, na quarta-feira (4), já havia sido registrado o falecimento de outro homem, na cidade de Rio do Oeste.

Em algumas áreas, os bombeiros estão realizando resgates de moradores com a ajuda de botes infláveis. Ainda não foi possível estabelecer uma estimativa do total de desabrigados, mas a situação é preocupante.

As regiões mais afetadas pelas chuvas são o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Oeste, além de áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Segundo especialistas, os rios podem atingir níveis perigosos de 14 metros com as chuvas previstas para este domingo (8). Embora as precipitações devam diminuir de intensidade ao longo da semana, ainda são esperados novos episódios de chuva.

Diante desse cenário, o governo estadual está orientando a população que mora em áreas de risco a evacuar suas residências e buscar abrigo seguro. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão intensificando suas ações nesses locais, contando com a ajuda de helicópteros e outros equipamentos. Além disso, o estado do Paraná enviou reforços para auxiliar nas operações e o governo catarinense solicitou apoio do Exército Brasileiro.

As chuvas intensas e os estragos causados em Santa Catarina são motivo de preocupação e mobilização por parte das autoridades responsáveis. É fundamental que a população esteja atenta às orientações e busque se proteger da melhor forma possível diante dessas condições adversas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo