Governo brasileiro realiza reunião no Palácio do Itamaraty para tratar dos conflitos em Israel e na Palestina e situação dos brasileiros na região

Neste domingo (8) pela manhã, um importante encontro de coordenação do governo brasileiro sobre os conflitos em Israel e na Palestina, bem como a situação dos cidadãos brasileiros na região, será realizado no prestigioso Palácio do Itamaraty. A reunião tem início marcado para as 10h e terá a participação da ministra substituta das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e do Assessor Especial do Presidente da República, embaixador Celso Amorim.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), em comunicado divulgado ontem (7), informou que está acompanhando de perto a situação das comunidades brasileiras presentes na área em conflito. Estima-se que atualmente existam cerca de 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina, sendo a maioria deles fora das regiões afetadas pelos ataques, segundo o MRE.

Até o momento, o governo brasileiro tem registro de um cidadão brasileiro ferido e hospitalizado, e a Embaixada do Brasil em Tel Aviv já está prestando toda a assistência necessária. Além disso, esforços estão sendo feitos para estabelecer contato com outros dois brasileiros que se encontravam em um local atacado.

Ainda hoje, às 16h no horário de Brasília, uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) será realizada em sua sede em Nova Iorque. A convocação desse encontro foi feita pelo próprio Brasil, que atualmente ocupa a presidência do órgão. Durante a reunião, decisões de extrema importância serão tomadas no âmbito da ONU em relação aos ataques que estão ocorrendo na região.

Mais informações sobre essa reunião bilateral serão divulgadas posteriormente pelo governo brasileiro e pelo Itamaraty, assim como atualizações sobre a situação dos brasileiros na região afetada. Neste momento delicado, o objetivo principal é garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos brasileiros envolvidos, bem como buscar soluções pacíficas para o conflito entre Israel e Palestina.

O Brasil se mantém ativo nas negociações internacionais e busca contribuir para a estabilidade e a paz mundial. A reunião no Palácio do Itamaraty e a participação nas deliberações do Conselho de Segurança da ONU demonstram o comprometimento do governo brasileiro em promover a resolução pacífica dos conflitos e garantir a segurança de seus cidadãos no exterior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo