Mil policiais realizam ações em favelas do Rio de Janeiro em operação conjunta contra o crime organizado.

Cerca de mil policiais estão realizando operações nesta segunda-feira (9) em três conjuntos de favelas do Rio de Janeiro. As ações estão sendo conduzidas pelos agentes das forças de segurança do estado nas comunidades da Vila Cruzeiro, Complexo da Maré e Cidade de Deus.

Essas operações fazem parte da chamada Operação Maré, que foi anunciada pelo governo fluminense em parceria com o governo federal no final de setembro. A iniciativa foi desencadeada após investigações policiais revelarem que criminosos da Maré estavam utilizando um espaço público de lazer para treinar seus homens em táticas de guerrilha.

Além das comunidades alvo das ações de hoje, o governo estadual já havia indicado que outras regiões poderiam ser alvo de operações semelhantes. Tanto a Cidade de Deus, localizada na zona oeste, quanto o Complexo da Penha, na zona norte, são controlados pelo Comando Vermelho, uma facção criminosa conhecida na região. Segundo informações da polícia, membros dessa facção estariam envolvidos na morte de três médicos na semana passada, na Barra da Tijuca.

Até o momento, não foram divulgados detalhes específicos sobre os objetivos das ações que estão ocorrendo hoje. Vale ressaltar que não há participação de forças de segurança federais nessa operação conjunta, apenas agentes estaduais.

A preocupação com a segurança pública no Rio de Janeiro tem ganhado destaque nas últimas semanas, especialmente devido aos recentes episódios de violência na cidade. As autoridades estão trabalhando para coibir a atuação do crime organizado e garantir a tranquilidade da população. A expectativa é que a Operação Maré contribua para diminuir a criminalidade nessas áreas e restabelecer a sensação de segurança entre os moradores. As investigações e ações policiais seguem em andamento para combater o crime no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo