Primeiro avião enviado pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos afetados por conflito entre Palestina e Israel já está em Roma

Nesta segunda-feira (9), o primeiro dos seis aviões mobilizados pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos brasileiros que estão tentando deixar a Palestina ou Israel devido ao conflito iniciado no fim de semana chegou a Roma, na Itália. A aeronave, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, pousou na capital italiana às 7h50 (horário local, 2h50 no horário de Brasília), após um voo de 9 horas de duração que teve início em Natal no domingo (8).

A expectativa da Força Aérea Brasileira (FAB) é que o avião siga da Itália para Tel Aviv, em Israel, até esta terça-feira (10), para embarcar o primeiro grupo de brasileiros dispostos a retornar ao Brasil. Além disso, um segundo KC-30 e dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, estão prontos para participar da repatriação, assim como duas aeronaves da Presidência da República, com capacidade para transportar até 40 passageiros cada uma. O segundo KC-30 partirá ainda hoje, às 16h, com destino a Roma.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, estima-se que pelo menos 30 brasileiros se encontram na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Já em Israel, a embaixada brasileira já havia registrado até domingo cerca de 1 mil brasileiros interessados em retornar ao Brasil, a maioria turistas que estão no país.

Este não é o primeiro caso em que as Forças Armadas brasileiras realizam uma operação de repatriação. Através do ar e da terra, nos últimos anos, foram realizadas quatro operações na Turquia, Ucrânia, China e Bolívia, que resultaram no resgate de aproximadamente 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.

É importante ressaltar que a situação no Oriente Médio é delicada e requer atenção e cuidado. O Ministério das Relações Exteriores continua em contato com os brasileiros na região, oferecendo informações e auxílio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo