Descoberta nova espécie de bromélia com folhas cheias de pelos em Minas Gerais ameaçada de extinção

Uma nova espécie de bromélia, conhecida como Krenakanthus ribeiranus, foi recentemente descoberta em Minas Gerais. O que diferencia essa planta de outras espécies da mesma família é a presença de folhas cheias de pelos, uma característica tão única que inicialmente os cientistas duvidaram que se tratava de uma bromélia.

A descoberta foi possível graças à colaboração de Júlio Cesar Ribeiro, um morador de Alvarenga que fotografou a planta e enviou as imagens para os pesquisadores. Ao receber as fotos, os cientistas ficaram perplexos com a aparência da planta, uma vez que é incomum encontrar uma bromélia com folhas aveludadas e cheias de pelos. Essa peculiaridade torna a descoberta ainda mais empolgante.

A nova espécie, apelidada de bromélia-peluda, só foi encontrada em uma montanha na região do Vale do Rio Doce, em um local que está se deteriorando rapidamente. Com base nisso, a planta já foi classificada como criticamente em perigo de extinção.

Eduardo Fernandez, pesquisador do Centro Nacional de Conservação da Flora, afirma que são necessárias medidas urgentes para proteger a espécie, como a criação de uma unidade de conservação e sua inclusão em políticas de conservação. Além disso, estratégias de conservação ex situ podem ser implementadas para garantir um futuro próspero para a bromélia-peluda.

Essa descoberta não é única na região. Nos últimos dez anos, mais de 30 novas espécies vegetais foram descritas por pesquisadores nas serras do Leste de Minas Gerais. Apesar disso, a atenção do poder público para a região ainda é incipiente. Paulo Gonella, pesquisador da Universidade Federal de São João del-Rei, destaca a importância da criação de unidades de conservação nessa área, que enfrenta sérias deficiências de medidas de conservação in situ.

O artigo descrevendo a bromélia-peluda foi publicado na revista científica Phytotaxa e assinado por pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Universidade Federal de São João del-Rei, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A descoberta dessa nova espécie de bromélia reforça a importância da preservação e conservação das áreas naturais, especialmente nas serras do Leste de Minas Gerais. Espera-se que as medidas de proteção sejam implementadas o mais breve possível para garantir a sobrevivência dessa espécie única e extremamente ameaçada.