Polícia Militar apreende armas de fogo e animais silvestres em operação contra crimes ambientais em Cariús

No último dia 9 de outubro, um caso de crime ambiental foi combatido pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) no município de Cariús, que faz parte da Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. A operação resultou na apreensão de três armas de fogo e diversos animais silvestres, além da prisão de um indivíduo de 28 anos, identificado como José Hurtom Makenna de Lima.

A ação foi realizada pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da PMCE em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Durante as diligências, a equipe policial recebeu informações de que José Hurtom estaria escondendo armas em sua residência, localizada no centro da cidade. Ao chegarem ao imóvel, os policiais encontraram duas espingardas de fabricação artesanal, uma espingarda de pressão, além de animais como tatus pebas, preás, porcos da Índia, pássaros silvestres e um tatu já abatido.

Diante disso, José Hurtom foi detido e encaminhado à Delegacia Municipal de Jucás, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, posse ilegal de animais silvestres e maus-tratos. Ele ficará à disposição da Justiça.

Além dessa apreensão, a PMCE também realizou outras ações na região. Em uma propriedade na zona rural de Cariús, foi apreendida uma arma de fogo e mais quatro pássaros. Já em outro imóvel, seis pássaros silvestres foram localizados e apreendidos. Um homem de 36 anos foi conduzido para a Delegacia Municipal de Jucás, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por posse ilegal de animais silvestres.

Os animais apreendidos durante as operações foram entregues ao Ibama e serão encaminhados ao Centro de Triagem, onde receberão os devidos cuidados antes de serem devolvidos à natureza.

A população pode colaborar com as investigações denunciando qualquer informação relevante para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o número de WhatsApp (85) 3101-0181. Também é possível fazer denúncias pelo telefone (88) 3517.1753, da Delegacia Municipal de Jucás. O anonimato e o sigilo são garantidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo