Governo do Ceará propõe interiorização do tratamento de câncer e garante pagamento de precatórios do Fundef em live com o governador Elmano de Freitas

Plano de interiorização proposto pelo Estado foi explicado aos cearenses na live desta semana. Nesta quarta-feira (11), durante a transmissão semanal do governador Elmano de Freitas nas redes sociais, a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, esteve presente para reforçar o compromisso com a educação e com a regionalização da saúde. O principal destaque da live foi o projeto de ampliação do tratamento do câncer no estado.

Durante a visita ao Hospital Universitário localizado no campus da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza, o governador apresentou a proposta de interiorização do serviço de oncologia à bancada federal. O objetivo é oferecer tratamento para o câncer em todas as regiões do estado, incluindo as microrregiões, a fim de aproximar o cidadão que precisa do tratamento. Em 2023, são previstos 21 mil casos novos de câncer no Ceará, sendo a região do Vale do Jaguaribe a que mais apresenta casos da doença. Para atender a demanda dessa região, já foi implantado o serviço de oncologia no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe.

O investimento previsto para a ampliação do tratamento do câncer no estado é de R$ 273 milhões. O governo continuará as conversas com a bancada federal para ouvir sugestões e garantir a realização desse serviço tão importante para os cearenses.

Além disso, durante a live, o governador destacou o acordo assinado entre o Estado e a União para garantir o pagamento de mais uma parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Serão repassados R$ 898 milhões para o estado até 2025. Deste valor, 60% serão destinados aos professores da rede pública estadual e os outros 40% serão utilizados no projeto de Escolas em Tempo Integral.

A secretária Eliana Estrela ressaltou a importância desse acordo para a educação no estado, destacando que essa é mais uma medida de valorização da educação e que beneficiará especialmente o ensino em tempo integral.

Durante a live, o governador também respondeu perguntas da população. Dentre os temas abordados, estiveram a construção da Pefoce e de uma unidade penitenciária de regime semiaberto na Serra da Ibiapaba, a construção das Praças Mais Infância, a ampliação dos cursos a distância para garantir o acesso ao ensino superior no interior, a instalação de polos de cultura no interior do estado, o programa Ceará Sem Fome e a CNH Popular.

O diálogo com a população tem sido uma marca do governo Elmano de Freitas, que tem buscado ouvir as demandas e sugestões da população para construir um estado cada vez melhor. A live semanal é uma oportunidade para que os cearenses possam expressar suas preocupações e tirar suas dúvidas diretamente com o governador, fortalecendo a participação popular e a transparência do governo estadual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo