GT interministerial é criado para promover desenvolvimento territorial através da participação social e educação popular nas políticas públicas do governo federal.

Foi anunciada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11) a criação de um grupo de trabalho (GT) interministerial que tem como objetivo estimular o desenvolvimento territorial por meio da participação social e da educação popular na elaboração das políticas públicas do governo federal. Com a proposta de fortalecer as economias locais e buscar soluções através de ações construídas em conjunto com as comunidades, o GT Territórios e Participação Social nas Políticas Públicas do Governo Federal pretende elaborar diretrizes, orientações e estratégias para o aprimoramento das políticas públicas de desenvolvimento territorial.

O grupo terá a tarefa de elaborar um relatório em um prazo de 90 dias, que apontará caminhos para o fortalecimento das políticas públicas de desenvolvimento territorial. Esse relatório será entregue ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

A composição do GT será coordenada pela Secretaria Nacional de Participação Social e contará com dois representantes titulares do Conselho de Participação Social, além de um representante da Secretaria-Executiva. Também participarão representantes da Casa Civil e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Ministério das Cidades e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Além disso, o GT poderá convidar servidores de outros órgãos da administração pública e especialistas de notório saber para participar dos debates e fornecer assessoramento técnico nas reuniões que ocorrerão a cada 15 dias.

Nos encontros, o grupo terá a incumbência de realizar estudos técnicos e elaborar diretrizes para a integração das políticas públicas com a participação social e a educação popular. Além disso, serão propostas estratégias para a territorialização das ações do governo federal e serão apresentadas propostas para a edição de atos e orientações referentes aos temas em debate.

Com a criação desse grupo de trabalho, o governo federal demonstra o interesse em estimular a participação social e a construção coletiva das políticas públicas, buscando fortalecer os territórios e promover o desenvolvimento local de forma mais efetiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo