Horta Social do Conjunto Ceará doa uma tonelada de hortaliças orgânicas para idosos e pessoas em situação de insegurança alimentar

Nesta segunda-feira (16/10), a Horta Social do Conjunto Ceará realizou a entrega de mais de uma tonelada de hortaliças cultivadas com manejo orgânico para idosos e pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). A ação teve como objetivo beneficiar aproximadamente 500 pessoas, além de entidades como IAPS, Instituto Mulheres em Ação, Pisiquê e Instituto Convida. As atividades ocorreram a partir das 7h.

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, além da colheita das hortaliças, foram realizadas diversas atividades para os beneficiários, como avaliação e orientação nutricional, teste de glicemia e aferição de pressão. Além disso, foram sorteadas cestas básicas para aqueles que participaram das atividades.

Atualmente, o Projeto Horta Social conta com quatro estufas, sendo duas unidades localizadas no Conjunto Ceará, uma na Granja Portugal e outra no Conjunto Palmeiras. Mensalmente, mais de duas mil pessoas são beneficiadas pelo projeto. Essa iniciativa é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em parceria com o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE).

De acordo com o titular da SDHDS, Francisco Ibiapina, as hortas sociais têm como objetivo combater a insegurança alimentar e incentivar a agricultura urbana. Além da colheita e doação dos alimentos, a equipe do projeto realiza oficinas educativas para estimular as pessoas a cultivarem suas próprias hortas.

O projeto Horta Social já realizou seis colheitas nos bairros onde atua, como Conjunto Ceará, Granja Portugal e Conjunto Palmeiras, em 2023. Em 2022, foram realizadas 35 colheitas, totalizando mais de 30 toneladas de hortaliças. E até o momento de 2023, já foram distribuídas quase 32 toneladas, em 25 colheitas. A colheita desta segunda-feira (16/10) foi a 26ª deste ano.

Podem participar do projeto os idosos já cadastrados, pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Cras e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A distribuição para demanda espontânea acontece apenas em caso de sobra de hortaliças, por ordem de chegada.

Os endereços das hortas são divulgados no Canal de Desenvolvimento Social, no link: www.desenvolvimentosocial.fortaleza.ce.gov.br/servicos/colheitas. No Conjunto Ceará, a horta está localizada na Avenida F, nº 580, vizinho ao Colégio João Nunes, próximo ao Corpo de Bombeiros. No Conjunto Palmeiras, está na Avenida Castelo de Castro, nº 2842, ao lado do posto de saúde Evandro Ayres de Moura. Já na Granja Portugal, a horta está localizada na Rua Humberto Lomeu, nº 1120, próximo ao CRAS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo