Programa Ateliê estimula desenvolvimento infantil através de espaços criativos nas unidades municipais de Fortaleza.

A Educação Infantil de Fortaleza tem investido em ambientes criativos para estimular o desenvolvimento e aprendizado das crianças por meio das múltiplas linguagens. Nas unidades municipais, os estudantes são protagonistas do próprio aprendizado e a equipe de educadores realiza o planejamento desses caminhos.

Um dos programas que ajuda a implementar esses espaços criativos é o Programa Ateliê, que funciona em 88 Centros de Educação Infantil (CEIs) e atende mais de 16 mil bebês e crianças. Ele é baseado na relação entre escola, família e criança, e busca trabalhar na perspectiva da criança como protagonista do seu processo de aprendizagem.

Um exemplo de unidade de Educação Infantil que adotou essa pedagogia participativa é o Centro de Educação Infantil (CEI) Olinda Maria Feitosa Parente, localizado na Lagoa Redonda. Nessa unidade, cada espaço é pensado para oferecer possibilidades de aprendizado aos pequenos, explorando tanto o ambiente interno quanto externo. Além disso, as professoras utilizam recursos naturais, como plantas, frutos e animais, para compor os ambientes e possibilitar o contato das crianças com a natureza.

A proposta pedagógica do CEI Olinda Maria Feitosa Parente tem tido resultados positivos. A professora Renata Jatai, mãe de uma aluna da unidade, relata que sua filha já reconhece o manjericão, uma erva plantada na escola, e imita em casa a rotina de organização da escola. Ela destaca também a proximidade do diálogo entre pais e gestão da unidade.

Milena Parente, educadora do Infantil I, que ingressou recentemente na Rede Municipal de Ensino, destaca a experiência de colocar em prática a pedagogia participativa, em que crianças, famílias e professores trabalham juntos. Ela se sente realizada em poder observar e escutar as crianças, organizando espaços para que elas sejam protagonistas de seus aprendizados.

Além da criação de ambientes criativos, o Programa Ateliê também oferece encontros formativos para equipe pedagógica, intercâmbios entre as unidades e direcionamento do plano de trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais. Uma das metas é criar uma rede de pais e responsáveis, para que todos participem das decisões e melhorias da unidade escolar.

A autonomia das crianças é uma das bases do currículo da Educação Infantil de Fortaleza. Além do Programa Ateliê, a Rede Municipal desenvolve o Projeto Protagonismo Infantil, em que as crianças participam ativamente do próprio processo de aprendizagem. Essas experiências são apresentadas no Festival de Protagonismo Infantil, que ocorre duas vezes por ano.

Outra iniciativa da Educação de Fortaleza é o Programa Intergeracional, que tem o objetivo de desenvolver nas crianças noções sobre empatia, respeito aos mais velhos, solidariedade, cidadania e afeto. O programa realiza várias ações, como o Festival de Protagonismo Intergeracional, que aconteceu em setembro.

A natureza também está presente no cotidiano escolar da Educação Infantil de Fortaleza. Um exemplo disso foi o Seminário Pátios Naturalizados, que teve como propósito fortalecer o currículo da Educação Infantil ao garantir os direitos de aprendizagens e desenvolvimento de bebês e crianças por meio do brincar integrado à natureza.

Em resumo, a Educação Infantil de Fortaleza tem buscado estimular o desenvolvimento e aprendizado das crianças por meio da criação de ambientes criativos, onde elas podem ser protagonistas do seu próprio aprendizado. O Programa Ateliê e outras iniciativas têm auxiliado nesse processo, oferecendo formação para os profissionais e promovendo a participação das famílias. Além disso, a natureza tem sido utilizada como um recurso pedagógico, proporcionando experiências significativas para as crianças.

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