Radioagência Nacional completa 19 anos fornecendo conteúdo gratuito para emissoras de rádio em todo o país

A Radioagência Nacional está comemorando 19 anos de existência nesta quarta-feira (11). Esse veículo de comunicação é responsável por disponibilizar, de forma gratuita, para diversas emissoras de rádio do país, uma variedade de conteúdos como matérias, programetes, entrevistas, spots, podcasts e radiodocumentários. Esses materiais são produzidos pelo Radiojornalismo da EBC, pela própria equipe da Radioagência Nacional, pelas rádios e pela Agência Brasil. O alcance desse conteúdo é amplo, podendo ser acessado tanto nas capitais quanto no interior do país, através de computadores, celulares ou até mesmo nos antigos rádios de pilha. A cada mês, esses materiais são replicados mais de 500 mil vezes, alcançando cerca de 300 mil usuários e milhões de ouvintes.

Uma das grandes contribuições da Radioagência Nacional foi o lançamento do podcast Histórias Raras, que conta com duas temporadas. Na primeira temporada, são reveladas as trajetórias de pessoas que enfrentam desafios diários por conta de enfermidades, inclusive o custo financeiro e psicológico que essas doenças acarretam, além do esforço para conquistar seu espaço e obter políticas públicas efetivas. Já na segunda temporada, o podcast aborda a vivência e os desafios enfrentados por pessoas que descobriram sua neurodivergência na vida adulta. Devido à sua qualidade e relevância, esse material está concorrendo ao prêmio na Categoria Podcast, do Prêmio +Admirados da Imprensa, organizado pelo Hospital Albert Einstein.

Outro destaque da Radioagência Nacional é a série Sala de Vacina, um podcast que explora a importância da vacinação no Brasil, no mundo e como ela se tornou parte da nossa identidade nacional. Esse projeto foi desenvolvido para celebrar os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Além disso, a Radioagência Nacional também lançou o documentário intitulado Mães que Lutam – Um Tiro Roubou meu Filho: Mães que Lutam pela Vida da Juventude Negra. Esse especial narra a história de mulheres negras da periferia que perderam seus filhos devido à violência policial. A partir dessa perda, essas mães foram impulsionadas a lutar por justiça.

Outro produto de sucesso lançado pela Radioagência Nacional foi o Tira-dúvidas do Imposto de Renda. Lançado em maio de 2023, esse programa gerou um grande número de acessos ao site da agência. Foram produzidos 30 interprogramas que esclareceram dúvidas comuns e inusitadas sobre como fazer a declaração correta do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

A Radioagência Nacional foi criada em 11 de outubro de 2004 e, desde a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007, tem trabalhado com foco na promoção da cidadania, buscando aprimorar a qualidade dos conteúdos, do layout e da navegação oferecidos aos seus usuários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo