Brasileiro retorna ao país após escapar de ataque em festa rave em Israel durante conflito com Hamas

O engenheiro civil Luciano Graicer, de 61 anos, e sua esposa passaram por momentos de angústia durante uma longa semana. O motivo dessa aflição era a preocupação com o filho do casal, Rafael Graicer, que estava em Israel e retornou ao Brasil nesta sexta-feira (13).

O jovem de 31 anos estava vivendo na cidade de Ra’anana há três meses, onde estudava e trabalhava em um hotel. No entanto, tudo mudou quando o conflito entre Israel e o grupo político e militar Hamas se intensificou no último sábado. O confronto já resultou em mais de três mil mortes, gerando uma grave crise humanitária na região.

O pai de Rafael, Luciano, revelou que foi uma tarefa difícil convencer o filho a retornar ao Brasil. A mãe do jovem, em estado de desespero, implorou para que ele voltasse. Após testemunhar a aflição de seus pais, Rafael concordou em retornar ao país.

No dia 7 de outubro, quando o conflito começou, Rafael planejava ir a uma festa rave chamada Universo Paralello, próxima à Faixa de Gaza. No entanto, ele acabou sendo convocado para trabalhar no hotel onde estava empregado. Mais tarde, o jovem recebeu a notícia de que militantes do Hamas haviam invadido Israel e matado várias pessoas, incluindo mais de 260 participantes da festa rave. Um amigo próximo de Rafael também ficou ferido no incidente.

A emoção foi palpável quando Rafael finalmente desembarcou no Brasil e encontrou sua família, ainda que separados por uma grade. O momento foi marcado por acenos, choro, abraços e até mesmo uma salva de palmas.

Esse foi o terceiro voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel como parte da Operação Voltando em Paz, organizada pelo governo federal. A aeronave trouxe 69 passageiros de volta ao Brasil, sendo que cinco deles desembarcaram no Recife e os demais seguiram para São Paulo.

Além disso, a Força Aérea Brasileira informou que há outros voos programados para repatriar brasileiros que desejam deixar a região de conflito. Uma aeronave já decolou de Roma, na Itália, em direção a Tel Aviv, com previsão de chegada no Rio de Janeiro amanhã. Outro avião está programado para chegar ao Rio na noite de domingo. A FAB também está se preparando para realizar a primeira repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

Com mais de três mil mortes e dezenas de milhares de feridos, o conflito entre Israel e Palestina se encontra em seu sétimo dia. A violência impactou principalmente a Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de palestinos. Autoridades locais relatam cerca de 1,2 mil mortes e mais de cinco mil feridos nessa região. Em Israel, o número de mortos é de pelo menos 1,3 mil desde o início dos ataques do grupo Hamas.

Enquanto os brasileiros são repatriados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, expressando sua solidariedade às vítimas e condenando os ataques terroristas. Lula também fez um apelo por corredores humanitários que permitam a passagem segura das pessoas que desejam deixar a Faixa de Gaza pelo Egito. Ele se colocou à disposição para auxiliar nos esforços pela paz na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo