Comemorações do Dia Mundial de Cuidados Paliativos destacam importância da abordagem multidisciplinar na saúde

No dia 14 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, uma abordagem multidisciplinar que tem como objetivo prevenir e aliviar o sofrimento de pacientes com condições de saúde que ameaçam ou limitam suas vidas. Para marcar a data, unidades da Secretaria da Saúde (Sesa) promoverão ações para estimular a atenção específica a esse perfil de pacientes.

Os cuidados paliativos visam dar qualidade de vida ao paciente, diante de uma doença grave. A equipe multiprofissional trabalha para que a pessoa viva mais tempo e com menos sintomas possíveis. Sue Ann Ohara, médica hospitalista com atuação em cuidados paliativos no Hospital Regional do Cariri (HRC), explica que quando bem empregados, esses cuidados podem aumentar a sobrevida dos pacientes. O foco passa a ser o paciente, e o acolhimento, uso de medicamentos e terapias são fundamentais nessa abordagem.

Na prática, os cuidados paliativos contam com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, que trabalham juntos no plano de cuidado do paciente. Em alguns casos, os familiares podem pedir também a presença de um representante religioso. “A equipe multidisciplinar é essencial durante os cuidados paliativos. Não é possível cuidar de forma adequada apenas com um médico, pois estamos falando de algo amplo e complexo. Por isso, precisamos de profissionais que tenham um olhar diferenciado para o paciente”, revela Sue Ann.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cuidado paliativo deve ser aplicado a partir do diagnóstico de uma doença potencialmente fatal. São três grandes grupos de doenças que se enquadram nessa categoria: cânceres, insuficiências orgânicas (cardíacas, renais, hepáticas e respiratórias) e doenças neurológicas (demência, Alzheimer, AVC e tumores no sistema nervoso).

No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, a Comissão de Cuidados Paliativos Pediátricos lançará um mapa interativo na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP). O objetivo é estimular discussões e reflexões sobre as comunidades compassivas construídas na unidade, oferecendo suporte às famílias que enfrentam desafios médicos complexos enquanto acompanham suas crianças com doenças crônicas durante o período de internamento.

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, realizará a I Semana de Cuidados Paliativos com o tema “Comunidade Compassiva – Aproximando as Redes de Atenção à Saúde”. A programação contará com palestras, blitze educativas, oficinas, exibição de curtas animados, mostra cultural e ação comunitária.

Já o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, promoverá um treinamento com o tema “Comunidade Compassiva: o futuro dos cuidados paliativos” e organizará blitze educativas e oficinas ao longo da semana.

Essas ações evidenciam a importância dos cuidados paliativos na busca por uma abordagem mais humanizada e de qualidade para os pacientes que enfrentam doenças graves.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo