Polícias cearenses registram redução de 7,2% nos roubos em setembro de 2023, segundo dados da SSPDS

No mês de setembro de 2023, o Estado do Ceará registrou uma redução de 7,2% nas ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram registrados 3.508 CVPs em setembro de 2023, em contraste com os 3.782 casos de roubos registrados no mesmo mês do ano passado.

Essa redução também se refletiu na capital do estado, Fortaleza, que apresentou uma diminuição de 5,8% nos CVPs ocorridos em setembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Foram registradas 2.476 ocorrências de roubos em setembro deste ano, enquanto no ano passado foram contabilizadas 2.628 ocorrências.

Esses resultados positivos são resultado do trabalho conjunto das Forças de Segurança do Ceará, que vêm desenvolvendo ações preventivas para combater a violência patrimonial. A integração entre a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) tem sido fundamental para a captura de pessoas envolvidas em crimes dessa natureza.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, afirmou que os números demonstram o sucesso das ações realizadas e o bom trabalho que tem sido desenvolvido pela gestão. Ele ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança e destacou o potencial para avançar na obtenção de índices ainda melhores.

Além disso, houve uma redução de 5% nos roubos entre janeiro e setembro de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, foram registrados 32.580 CVPs no estado nesse período, enquanto no ano passado foram contabilizadas 34.282 ocorrências.

Fortaleza também apresentou uma diminuição de 4,7% nos números de CVPs entre janeiro e setembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Foram registrados 22.208 casos na capital cearense nos primeiros nove meses deste ano, contra 23.298 ocorrências no mesmo período do ano anterior.

Destaca-se ainda que houve uma redução de 21,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Fortaleza entre janeiro e setembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esses resultados demonstram os esforços e a eficácia das ações das Forças de Segurança no combate à criminalidade no Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo