Professora brasileira ensina alunos venezuelanos refugiados sem falar a língua em escola rural do Distrito Federal

Na Escola Classe Café Sem Troco, localizada na área rural do Distrito Federal, a professora brasileira Maria Janerrandra enfrenta desafios diários ao ensinar alunos venezuelanos de 6 a 18 anos, da etnia Warao Coromoto, que chegaram ao Brasil como refugiados. Muitos desses estudantes não só não falam português, como também não estão alfabetizados. Apesar das dificuldades, Janerrandra se adapta e busca formas inovadoras de lecionar, fugindo do tradicional.

Essa é apenas uma das várias histórias apresentadas no programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que irá ao ar no próximo domingo, dia 15, às 22h. No Dia do Professor, a atração irá abordar histórias inspiradoras de educadores que lutam para oferecer uma educação de qualidade no país, mesmo com a falta de apoio, investimentos e atenção.

Outra história apresentada é a da professora Gina Vieira Ponte, idealizadora do projeto “Mulheres Inspiradoras”. Através da leitura de livros, Gina levou seus alunos a conhecerem histórias de mulheres que realizaram grandes mudanças no mundo. Seus ensinamentos foram tão impactantes que uma ex-aluna, Joyce Barbosa Pereira, teve a oportunidade de ilustrar a capa do livro que foi resultado do projeto. Essa experiência despertou em Joyce a vontade de se tornar uma professora, seguindo o exemplo de sua mentora. A professora que ela é hoje é a professora que ela se inspirou em se tornar, capaz de impactar e transformar a vida de seus alunos.

O professor de Sociologia, Osvaldo Lima de Oliveira, também é destaque no programa. Além das aulas em sala de aula, Osvaldo dedica seu tempo a reuniões de coordenação, planejamento de aulas e correção de provas. Ele acredita que é necessário ir além do básico, oferecer algo a mais para os alunos. Ele quer ver a educação funcionar, quer ser capaz de oferecer conhecimentos que vão além do conteúdo básico e estimular a transformação social.

Um tema pouco abordado, mas essencial, dentro do programa é a saúde mental dos professores. Mariana Breim, diretora de Políticas Educacionais do Instituto Península, destaca que muitos professores, principalmente dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, são responsáveis por uma carga horária intensa, com mais de 200 ou 300 alunos, trabalhando em múltiplas escolas. Esses profissionais muitas vezes trabalham mais de 40 horas por semana, o que pode afetar sua saúde física e mental.

O programa Caminhos da Reportagem é uma oportunidade de conhecer histórias inspiradoras e reais de educadores que lutam diariamente para oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos. Acesse a programação da TV Brasil e acompanhe essa atração que irá mostrar um lado da educação muitas vezes invisível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo