Curso básico de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho é realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Escola de Saúde Pública do Ceará oferece curso sobre câncer relacionado ao ambiente de trabalho

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) está promovendo o curso básico de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, uma iniciativa inédita que tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para identificar e lidar com casos de câncer decorrentes do ambiente de trabalho. A formação está sendo realizado de forma síncrona, por meio do Google Meet, e também conta com atividades presenciais de prática assistida.

Com duração até a próxima quarta-feira (25), o curso conta com a participação de cerca de 70 profissionais da saúde previamente selecionados dos municípios da Macrorregião de Fortaleza. Um dos principais objetivos é despertar nos profissionais um olhar mais atento para o trabalho como um fator de adoecimento, em especial no caso do câncer.

Ao final do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de realizar o fechamento do nexo epidemiológico, ou seja, identificar a relação entre a doença e o ambiente de trabalho, visando o aumento das notificações compulsórias no estado do Ceará.

Durante a formação, os profissionais são orientados a realizar um levantamento das atividades produtivas nos territórios, identificando as substâncias e os tipos de câncer que podem ser desencadeados em determinado ambiente de trabalho. Além disso, eles conduzem ações práticas como diálogos com pacientes, levando em consideração critérios estabelecidos no curso.

Segundo Francilete Gomes, coordenadora do curso, essa etapa de diagnóstico ocupacional pode levar a dados relevantes para compreender a relação entre a ocupação e o desenvolvimento do câncer. Por exemplo, é importante saber quantos anos o paciente trabalhou na agricultura, se teve contato com agrotóxicos ou com equipamentos de radiação.

O curso conta com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde, como serviços de oncologia, Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Para a realização das atividades práticas assistidas, unidades de saúde da rede Sesa foram disponibilizadas, como o Hospital Geral Dr. César Cals, o Hospital Geral de Fortaleza, o Instituto de Prevenção do Câncer e o Centro Regional Integrado de Oncologia.

A capacitação é promovida pela Gerência de Educação Permanente em Saúde da ESP/CE, em parceria com a Célula de Vigilância em Saúde do Trabalhador e com a Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador. A iniciativa busca promover a saúde dos trabalhadores e ampliar o conhecimento sobre o câncer relacionado ao ambiente de trabalho, visando a prevenção e o tratamento adequado desses casos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo