Feira do Empreendedor promove oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas em São Paulo

Começou nesta segunda-feira (16) a Feira do Empreendedor (FE23) promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo (Sebrae-SP). O evento, que acontece no São Paulo Expo, reúne mais de 1,1 mil expositores, entre franqueadores, empresas de máquinas e equipamentos, empresas de serviços e soluções digitais, além de um shopping com pequenos negócios atendidos pelo Sebrae. A expectativa é receber mais de 125 mil visitantes e gerar cerca de R$ 700 milhões em negócios.

A Feira do Empreendedor tem como objetivo principal gerar negócios para as micro e pequenas empresas de São Paulo e proporcionar oportunidades para aqueles que desejam empreender. De acordo com a consultora do Sebrae São Paulo, Fernanda Prada, o evento oferece a possibilidade de abrir um negócio para aqueles que ainda não possuem um. Além disso, conta com a presença de mais de mil colaboradores do Sebrae, grandes empresas, franquias e patrocinadores que oferecem oportunidades para todos os empreendedores.

Durante os cinco dias de evento, os participantes poderão assistir a palestras, oficinas e talk-shows. Entre os palestrantes confirmados, destacam-se o músico e ativista cultural Carlinhos Brown, a comunicadora e influencer digital Gabriela Prioli, o empresário e produtor Konrad Dantas, criador da produtora Kondzilla, e o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt. Também marcam presença as empresárias e investidoras do Shark Tank Brasil Monique Evelle e Carol Paiffer, a atleta paralímpica Raissa Rocha Machado, o empresário Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, entre outros.

A Feira do Empreendedor traz diversas novidades este ano, como a Vila Empreendedora, que oferece aulas práticas sobre empreendedorismo em diferentes segmentos, a Arena Criador Empreendedor Sebrae & TikTok, voltada para a criação de conteúdo e a potencialização de serviços e produtos, a Arena ESG Sebrae & EDP Solar, que aborda negócios sustentáveis, e o Boteco Sebrae & Ambev, que explora o mercado de alimentação e cervejeiro.

Além disso, foram criados espaços específicos para atender diferentes setores, como o Sebrae Delas & Gazin, voltado para as mulheres empreendedoras, o Mãos à Obra Sebrae & Leroy Merlin, destinado a empreendedores da construção civil e reformas, e a Arena de Games, que testa as habilidades comportamentais dos empreendedores por meio de jogos dinâmicos.

A feira conta com a participação de 81 prefeituras, oito consórcios municipais e institutos paulistas. Também estão presentes espaços voltados para soluções de crédito, o varejo do futuro, franquias, acessibilidade e agronegócio. Balcões de atendimento da equipe do Sebrae-SP também estarão disponíveis para orientar os visitantes sobre gestão, formalização e regularização de negócios, especialmente os microempreendedores individuais (MEIs).

Durante o evento, alguns participantes compartilharam suas experiências de empreendedorismo. Liliana dos Santos, proprietária de uma loja de artesanato no Vale do Ribeira, destacou a oportunidade de valorizar as peças do local e o junco, matéria-prima característica da região. Já Marcela Regina Alexandre Cabral, que trabalha com papelaria criativa, ressaltou o apoio do Sebrae e a importância dos cursos oferecidos para pequenos empreendedores.

O consultor em negócios do Sebrae, Caio Ribeiro Monteiro, enfatizou a importância do planejamento para qualquer pessoa que deseja empreender. Ele destacou a necessidade de desenvolver habilidades de gestão, conhecer a situação financeira do negócio e criar estratégias de marketing. Monteiro ressaltou também que empreender pode ser uma oportunidade de geração de renda, mas isso implica em correr riscos, estabelecer contatos e conhecer os clientes e concorrentes.

A Feira do Empreendedor é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição no site do evento. A feira acontece das 10h às 20h e se estende até quinta-feira (19).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo