Governador Elmano de Freitas assina projeto de lei que autoriza reforma do Museu do Ceará com repasse de R$ 4,5 milhões.

O governador Elmano de Freitas assinou na tarde desta segunda-feira (16) um projeto de lei que autoriza a reforma e restauros de obras do Museu do Ceará. O recurso para a ação vem do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), regulado pelo Ministério Público do Ceará, e possui o valor de R$ 4,5 milhões.

Durante a cerimônia de assinatura, Elmano de Freitas enfatizou a importância da cultura cearense e agradeceu aos trabalhadores do Museu do Ceará que se dedicam à preservação da memória do povo cearense. Segundo o governador, a reforma do museu é um clamor da sociedade e uma necessidade para a identidade do estado.

A mensagem com o projeto de lei será enviada para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e já está tomada como uma decisão política. O objetivo do governo é restaurar o museu de forma rápida e com qualidade, para devolvê-lo ao povo cearense.

A secretária de Cultura, Luísa Cela, comemorou a ação e considerou o dia como muito feliz para a cultura cearense. Desde 2019, o Museu do Ceará está fechado e a reforma é aguardada por profissionais da cultura do estado.

Além da reforma, o projeto também prevê a modernização do museu e a adequação às orientações atuais para garantir a acessibilidade em museus. A secretária explicou que a modernização incorpora estratégias virtuais, como a possibilidade de conhecer o acervo à distância, e recursos que garantam a acessibilidade para todas as pessoas.

O Museu do Ceará possui uma grande importância tanto para as artes quanto para o turismo, e a reforma busca dinamizar a política cultural. A edificação histórica que abriga o museu já esteve relacionada a outras instituições, como a Faculdade de Direito e a Biblioteca Pública.

Os recursos para a reforma continuarão a ser provenientes do FDID, fundo vinculado à Procuradoria-Geral de Justiça, que tem como objetivo financiar projetos que ressarçam a coletividade do estado por danos causados a direitos e interesses difusos e coletivos.

O Museu do Ceará é o primeiro museu do estado e possui um acervo de mais de 13 mil peças, distribuídas em coleções de Paleontologia, Arqueologia/Antropologia indígena e Mobiliário. Considerada uma das instituições mais antigas do estado, o museu tem a função de salvaguardar a história e a memória do povo cearense. A reforma do museu, além de restaurar a edificação histórica, irá garantir uma atualização crítica sobre o pensamento do povo cearense nos dias atuais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo