Ministério da Justiça disponibiliza guia online para proteger crianças e adolescentes na internet

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta segunda-feira (16) um novo site com o objetivo de orientar e proteger crianças e adolescentes na internet. Chamado de “De Boa na Rede”, o site foi desenvolvido em parceria com outros órgãos públicos e empresas de tecnologia responsáveis pelas principais redes sociais do mundo.

Segundo o Ministério, o site funciona como uma biblioteca virtual, oferecendo um guia passo a passo para ajudar os pais e cuidadores a administrar o uso de plataformas virtuais como Google, TikTok, Kwai, Youtube, Facebook, Twitter (agora chamado de “X”) e Discord.

A página também fornece dicas para proteger a privacidade e a segurança das crianças e adolescentes em jogos online, incluindo a seleção da faixa etária adequada e o controle do tempo gasto jogando.

Além disso, o site oferece orientações sobre como denunciar abusos ou práticas ilegais, como conversar com as crianças sobre os perigos do ambiente virtual e permite que os usuários façam denúncias às empresas responsáveis pelo conteúdo ou até mesmo a uma delegacia especializada em crimes cibernéticos.

Segundo Estela Aranha, assessora especial de Direitos Digitais do Ministério, o objetivo é reunir todas as ferramentas de controle parental disponíveis nas redes sociais, jogos e serviços de streaming em um só lugar, pois muitos pais desconhecem essas opções.

Ela ressaltou a importância de conscientizar as pessoas sobre a gravidade dos crimes digitais. Muitos não percebem que o que acontece online pode ter impacto na vida real, afetando a saúde e segurança das crianças.

Durante o lançamento do site, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou o aumento do número de operações da Polícia Federal relacionadas a crimes cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes. Ele ressaltou a necessidade de enfrentar os problemas existentes no ambiente virtual, citando a recente polarização durante o conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas como exemplo.

Nayara Lopes, coordenadora de Enfrentamento às Violências do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, destacou que a internet trouxe avanços, mas também riscos, especialmente para crianças e adolescentes. Ela enfatizou a importância do programa “De Boa na Rede” e das propostas legislativas para garantir os direitos e a segurança dos usuários da internet.

Em resumo, o site “De Boa na Rede” do Ministério da Justiça e Segurança Pública é uma iniciativa que visa orientar e proteger crianças e adolescentes na internet, oferecendo informações sobre ferramentas de controle parental, dicas de segurança e privacidade, além de orientações sobre denúncias e conversas com os jovens sobre os perigos do ambiente virtual. A intenção é conscientizar os pais e cuidadores sobre a importância de proteger as crianças no mundo digital e combater crimes cibernéticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo