Prefeitura de Fortaleza facilita acesso gratuito no transporte coletivo para crianças através do Bilhetinho, completando dez anos em 2023.

A Prefeitura Municipal de Fortaleza tem realizado um importante trabalho para facilitar o acesso gratuito no transporte coletivo para crianças pequenas. Por meio do Bilhetinho, um cartão específico para essa faixa etária, os pequenos podem utilizar a catraca dos coletivos de Fortaleza sem precisar se arrastar ou pular, garantindo mais dignidade.

Criado há quase uma década, o Bilhetinho completará dez anos em 2023, e ao longo desse período, quase 50 mil crianças já foram beneficiadas. Somente neste ano, foram realizadas 1.902 solicitações. A iniciativa, além de melhorar a experiência das crianças dentro do ônibus, também contribui para a criação de uma cultura de uso do transporte coletivo.

De acordo com Raimundo Rodrigues, presidente interino da Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza), estimular o uso do Bilhetinho é importante não apenas para melhorar a experiência das crianças, mas também para incentivar o uso do transporte coletivo desde a infância. “Queremos que cada vez mais Bilhetinhos sejam confeccionados, pois temos um grande público infantil que pode ser beneficiado”, afirma.

Para solicitar o Bilhetinho, é necessário agendar o atendimento pelo site da Etufor e comparecer ao local com a documentação necessária. Além dos responsáveis, a criança também deve estar presente para efetuar a biometria facial, que é uma foto que será impressa no documento. O procedimento é simples e tem como objetivo facilitar o acesso das crianças ao transporte público.

É importante ressaltar que a gratuidade para crianças até 1,10m é garantida mesmo sem o Bilhetinho. No entanto, com o cartão, evitam-se dúvidas ou questionamentos sobre o direito, uma vez que todo o serviço de checagem de idade e estatura é realizado no momento do cadastramento.

Quanto aos documentos necessários para o cadastro, é preciso apresentar a cópia e o original do RG e CPF da criança e/ou responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza. É indispensável que a criança compareça para fazer a biometria facial.

O cadastro para o Bilhetinho pode ser realizado em diversos locais, entre eles a sede da Etufor, a Central de Atendimento do shopping RioMar Kennedy, Câmara Municipal de Fortaleza e os postos de atendimento Vapt-Vupt nos centros comerciais RioMar Fortaleza, Antônio Bezerra e Messejana, além do terminal Washington Soares.

Com essas medidas, a Prefeitura de Fortaleza busca garantir o acesso gratuito no transporte coletivo para as crianças pequenas, promovendo maior inclusão e facilitando o deslocamento de toda a população da cidade. O Bilhetinho se mostra como uma solução eficiente para evitar constrangimentos e proporcionar mais conforto e dignidade aos pequenos passageiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo