Cozinhas Ceará Sem Fome alcançam metade da meta de 100 mil refeições diárias para combater a fome no estado

Cozinhas Ceará Sem Fome alcançam a marca de 50 mil refeições diárias distribuídas para pessoas em extrema pobreza. Isso representa mais de 50% da meta diária das Unidades Sociais Produtoras de Refeições, que é de 100 mil alimentações por dia. A informação foi divulgada durante a participação da primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa, Lia de Freitas, na 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.

Durante a abertura do evento, que ocorre na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Lia destacou a importância das Cozinhas Ceará Sem Fome na oferta de comida de qualidade e na promoção da segurança alimentar e nutricional para a população em situação de insegurança alimentar grave. Segundo a primeira-dama, mais de 50 mil pessoas estão sendo beneficiadas com refeições prontas todos os dias.

O programa Ceará Sem Fome está presente nos 184 municípios do estado, por meio do Cartão Ceará Sem Fome, e possui mais de 500 cozinhas em funcionamento até o momento. A expectativa é que sejam alcançadas 1.298 unidades. Atualmente, o programa conta com 598 cozinhas, atendendo a um total de 56.822 pessoas em todo o estado, sendo 268 unidades em Fortaleza e 328 no interior.

Dentre as pessoas envolvidas na produção das refeições nas Cozinhas Ceará Sem Fome, destaca-se dona Maria de Jesus de Lima, conhecida como Dona Hélia, responsável por uma cozinha na comunidade de Nova Jerusalém, em Itapipoca. Ela realiza esse trabalho há pelo menos cinco anos, ajudando a população mais carente. Dona Hélia conta que começou a oferecer refeições após se deparar com crianças alimentando-se de uma mortadela estragada. Desde então, ela tem recebido doações de alimentos de comerciantes e outras pessoas da comunidade.

Com a implementação do programa Ceará Sem Fome, Dona Hélia agora consegue produzir refeições todos os dias e sentir a felicidade de poder ajudar aqueles que mais precisam. “Agora, com o Ceará Sem Fome, todo dia eu vou fazer comida para eles. É uma alegria muito grande, porque eu tenho mais ajuda para dar comida a quem precisa”, afirma.

O programa Ceará Sem Fome é uma iniciativa do Governo do Ceará, que busca combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional da população em vulnerabilidade social. As Cozinhas Ceará Sem Fome desempenham um papel fundamental nesse sentido, oferecendo refeições de qualidade para as pessoas em situação de extrema pobreza. Com o alcance da marca de 50 mil refeições diárias, o programa segue em expansão e busca atender cada vez mais pessoas em todo o estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo