CPMI aprova relatório final que pede indiciamento de 61 pessoas, incluindo Bolsonaro e ex-ministros, por ataques às sedes dos Poderes

CPMI aprova relatório final que pede indiciamento de 61 pessoas por ataques às sedes dos Poderes

18/10/2023 – 16:54

Alan Santos/Câmara dos Deputados

Reunião da CPMI para votar o relatório final

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro aprovou há pouco, após mais de sete horas de reunião, o relatório final elaborado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O relatório foi aprovado com 20 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção.

O relatório possui uma lista com 61 pessoas que, de acordo com a CPMI, devem ser indiciadas por crimes como associação criminosa, violência política, abolição do estado democrático de direito e golpe de Estado. Entre os nomes mencionados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-ministros do seu governo, como Walter Braga Neto (Defesa), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional – GSI) e Anderson Torres (Justiça).

Também constam da lista integrantes do GSI e da Polícia Militar do Distrito Federal, além de empresários que teriam supostamente financiado manifestantes contrários ao resultado das eleições de 2022. A deputada Carla Zambelli (PL-SP) também foi mencionada como alvo de indiciamento. A parlamentar, porém, alega não ter sido apresentadas provas contra ela e afirma que não teve direito à defesa.

O relatório final da CPMI foi aprovado com uma importante margem de votos favoráveis, indicando que a maioria dos membros da comissão considerou as evidências apresentadas como suficientes para sustentar os pedidos de indiciamento. Agora, cabe aos órgãos competentes dar prosseguimento aos processos e investigações relacionados ao caso.

Mais informações a seguir

Reportagem – Claudio Ferreira
Edição – Wilson Silveira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo