Ministério do Meio Ambiente lança edital para aperfeiçoamento do cicloturismo e busca parcerias para melhoria da infraestrutura cicloviária.

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou um edital para o aperfeiçoamento do cicloturismo no Brasil. A pasta está em busca de parcerias com estados, municípios, o Distrito Federal e até mesmo consórcios públicos intermunicipais para melhorar a infraestrutura cicloviária, conectando áreas verdes, Unidades de Conservação e corredores ecológicos.

O cicloturismo faz parte do turismo de natureza e consiste na exploração de áreas urbanas e rurais por meio de bicicletas. Além de promover um contato mais próximo com a natureza, essa atividade também contribui para a redução das emissões de poluentes. Além disso, os municípios têm a possibilidade de criar, oficializar e promover seus próprios roteiros de cicloturismo, com baixo investimento.

O Ministério pretende destinar um total de R$ 2 milhões para apoiar até dez iniciativas, com um valor mínimo de R$ 200 mil e um prazo de execução de 18 a 24 meses. De acordo com o MMA, existe a possibilidade de ampliar o valor total, dependendo da disponibilidade orçamentária.

Além disso, o MMA informou que consórcios públicos intermunicipais também podem participar do edital, desde que atuem em áreas de interesse ambiental ou na promoção do turismo.

Os projetos selecionados deverão ter como objetivo a conexão de áreas verdes, fragmentos de vegetação nativa, Unidades de Conservação e corredores ecológicos, além da melhoria da infraestrutura verde por meio da prática do cicloturismo. Isso inclui implementação de sinalização, mobiliário de apoio, estratégias de divulgação, criação de sites e capacitação da cadeia produtiva relacionada às rotas de cicloturismo.

O secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf, acredita que essa iniciativa pode ajudar no desenvolvimento local e regional. Segundo ele, o MMA deseja estimular a conexão das pessoas com a natureza e criar oportunidades de emprego e negócios sustentáveis, utilizando as riquezas ambientais do país. O cicloturismo pode ser uma ferramenta importante para ampliar as infraestruturas verdes, aproximar a população dos corredores ecológicos e conscientizar a importância da preservação ambiental e prática de esportes ao ar livre.

As propostas selecionadas deverão apresentar uma contrapartida financeira, conforme os valores definidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias no ano em que o repasse for firmado.

Com essa iniciativa, o Ministério do Meio Ambiente busca fortalecer o turismo de natureza no Brasil, promovendo a sustentabilidade e o contato com o meio ambiente. A expectativa é que esses projetos possam impulsionar o desenvolvimento local, gerando empregos e novos negócios, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e prática esportiva ao ar livre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo