Cogerh e SRH iniciam Planejamento de Comunicação para Segurança de Barragens com Consultoria do Banco Mundial

No último dia 19 de outubro, técnicos e gestores dos setores de segurança de barragens da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), em conjunto com as equipes de comunicação dos respectivos órgãos, reuniram-se em Fortaleza para dar início ao planejamento de comunicação voltado à segurança de barragens no Ceará.

Esse encontro teve a consultoria do Banco Mundial, cujo trabalho abrange ações de comunicação e sensibilização da sociedade em relação à segurança de barragens. Dentre os assuntos discutidos, abordou-se estratégias de divulgação e conscientização sobre o tema, além da realização de eventos com a participação de atores da sociedade e do poder público.

Para Itamara Taveira, gerente de Segurança e Infraestrutura da Cogerh, o objetivo central da criação do plano de comunicação é disseminar conhecimento sobre a segurança de barragens, acabando com possíveis dúvidas e mitos sobre o assunto. “É uma forma de nos aproximarmos da sociedade e preparar comunidades para situações de alerta”, afirma.

A consultora em Segurança de Barragens do Banco Mundial, Clarice Mendonça, conduziu a reunião e explicou a atuação do Banco nos trabalhos de consultoria para os planos de comunicação. O Banco está fornecendo consultoria técnica e recursos do Fundo Japonês para o planejamento de comunicação de segurança de barragens, além de auxílio técnico para a implementação do Plano de Ação Emergencial do Açude Jaburu I, na Serra da Ibiapaba.

Recentemente, representantes do Banco Mundial visitaram a região a jusante do açude Jaburu I para colher informações e mapear áreas importantes para a elaboração do Plano Emergencial. As discussões para a elaboração das ações de comunicação seguem nesta sexta-feira na sede da Secretaria dos Recursos Hídricos, em Fortaleza, e devem continuar nas próximas semanas, com reuniões posteriores com as diretorias da Cogerh e lideranças da SRH.

O planejamento de comunicação para a segurança de barragens é uma medida importante e necessária para garantir a conscientização e preparação da sociedade em relação a possíveis situações de risco. Com a participação do Banco Mundial e dos órgãos responsáveis, espera-se que as ações sejam eficientes na divulgação de informações sobre a segurança de barragens e no fortalecimento das medidas de prevenção e resposta a emergências. O trabalho conjunto entre os setores de segurança de barragens, comunicação e consultoria especializada é fundamental para promover a segurança hídrica no estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo