Artesanato cearense ganha destaque no Museu do Louvre em exposição inédita na França

Artesanato cearense é exposto no Museu do Louvre, em Paris

Na última sexta-feira (20), o artesanato cearense ganhou destaque internacional ao desembarcar no Museu do Louvre, em Paris. A mostra, que fica em exposição até domingo, foi realizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida pela jornalista e produtora Diva Pavesi. A curadoria selecionou cinco esculturas em madeira que retratam a arte popular do Cariri.

A Secretaria da Proteção Social, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), foi responsável por escolher os cinco artesãos que participam da exposição. Dentre eles, três estão acompanhando a mostra em Paris. A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, também está presente no evento.

Os artesãos selecionados são Silvana Maria dos Santos, Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano, Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza. As esculturas em madeira retratam lendas populares, religiosidade e o cenário urbano da região do Cariri. Entre as obras selecionadas, estão o Divino Espírito Santo, o Reisado Jaraguá, a Beata, a Romaria e a Favela.

Segundo a secretária Onélia Santana, a participação dos artesãos cearenses no Museu do Louvre é uma oportunidade única de mostrar a história e a identidade do povo cearense. “Essa é uma oportunidade de mostrar a cultura popular e a arte dos nossos artesãos e artesãs”, destaca Santana.

Além da exposição, a secretária Onélia Santana também será homenageada pela Divine Académie, recebendo a Grande Medalha de Ouro da República Francesa 2023. A premiação ocorrerá no Palácio George V, em Paris, neste sábado.

A Central de Artesanato do Ceará (CeArt) é responsável por executar políticas públicas voltadas para o artesanato cearense. Nos últimos anos, o governo do Ceará conquistou importantes avanços nessa área, como a isenção de ICMS para os artesãos, a emissão de identidades artesanais em papel moeda, a inauguração da Casa do Artesão Cearense e a implantação do Selo Ceart de certificação de autenticidade dos produtos artesanais.

Além disso, foram inauguradas seis lojas para comercialização dos produtos artesanais, incluindo uma plataforma de e-commerce. Tais iniciativas visam valorizar e promover a cultura e o trabalho dos artesãos cearenses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo