Sergio Massa lidera eleições na Argentina com 90% das urnas contabilizadas, disputará a presidência contra Javier Milei.

Neste domingo (22), foram realizadas eleições na Argentina e, de acordo com a contabilização de 90% das urnas, Sergio Massa saiu na frente, com 36,2% dos votos. O resultado surpreendeu, já que Massa era considerado um dos azarões da disputa. Ele vai concorrer à presidência com Javier Milei, que obteve 30,19% dos votos e liderava as pesquisas de intenção de voto.

Em terceiro lugar ficou a candidata Patricia Bullrich, com 23,82%, seguida por Juan Schiaretti, com 7%, e Myriam Bregman, com 2,66% dos votos.

Sergio Massa é o atual ministro da Economia da Argentina e representa o partido peronista União pela Pátria. Com uma longa experiência política, Massa conquistou as primárias de seu partido na terceira tentativa. Ele também já ocupou a presidência da Câmara dos Deputados.

Javier Milei, por sua vez, é autodenominado “anarcocapitalista” e faz parte da coalizão conservadora La Libertad Avanza. Ele defende um liberalismo extremo e propõe a redução drástica de subsídios e do aparato estatal. Algumas de suas propostas mais polêmicas incluem o fechamento do Banco Central, a saída do Mercosul e a dolarização da economia, medidas consideradas inviáveis por economistas menos radicais. Milei ganhou notoriedade ao dar uma série de entrevistas polêmicas e foi eleito deputado em 2021, sendo o candidato mais votado nas primárias, com cerca de 30% dos votos.

Com esse resultado nas eleições argentinas, Sergio Massa e Javier Milei se preparam para uma disputa acirrada pela presidência do país. As propostas e ideologias contrastantes entre os dois candidatos prometem gerar muitos debates e discussões nos próximos meses.

Vale ressaltar que as informações apresentadas neste artigo foram obtidas pela Agência Télam, uma das principais agências de notícias da Argentina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo