Eleição dos Conselhos Gestores das Zeis em Fortaleza conta com participação expressiva dos moradores.

No último domingo (22/10), os moradores de nove das 12 Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) de Fortaleza tiveram a oportunidade de participar de um pleito importante. O objetivo era escolher os representantes dos Conselhos Gestores das áreas prioritárias, que são: Serviluz, Pirambu, Moura Brasil, Poço da Draga, Lagamar, Praia do Futuro, Dionísio Torres, Pici e Bom Jardim. Ao todo, 1.841 eleitores compareceram para exercer seu direito de voto, e os nomes dos eleitos foram divulgados no mesmo dia.

O processo eleitoral contou com 88 moradores inscritos como candidatos. Cada conselho é formado por 12 habitantes (seis titulares e seis suplentes), além de representantes de organizações da sociedade civil. Os eleitos terão um mandato de dois anos e poderão contribuir para o desenvolvimento de suas respectivas comunidades. Além disso, serão consultados em outras ações do Poder Público nessas áreas.

A eleição contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que forneceu as urnas eletrônicas e treinou todos os envolvidos no processo. Os próprios habitantes das comunidades participaram ativamente da Comissão Eleitoral, auxiliando os funcionários da Prefeitura na triagem dos eleitores. Mais de 80 servidores de diferentes secretarias municipais trabalharam como voluntários no pleito, sob a coordenação do Instituto de Planejamento (Iplanfor).

De acordo com Janayde Gonçalves, diretora de Articulação e Integração de Políticas do Iplanfor, essa eleição representa a concretização das Zeis estabelecidas no Plano Diretor e no Estatuto das Cidades. Ela ressalta a importância dessas lideranças que se formaram para trabalhar em conjunto com a Prefeitura em prol de uma Fortaleza melhor e mais justa, seguindo o que está previsto nos Planos Integrados de Regularização Fundiária (PIRFs).

O processo eleitoral foi precedido por meses de preparação, com a realização de assembleias territoriais para dialogar com as comunidades e incentivar a participação e a indicação de candidatos. A posse dos novos membros dos Conselhos Gestores das Zeis está marcada para a segunda quinzena de dezembro de 2023.

Confira a lista dos eleitos em cada uma das áreas: Bom Jardim (Maria Zenilce de F. de Sousa, Raelly Pereira de Sousa, Maria de Lourdes A. de Oliveira, Antonia Mendes de Souza, Zelia Inácio Tabosa e Maria Leda de Menezes); Dionísio Torres (Vila Vicentina) (Wagner Sousa Fontão, José Leonardo Carvalho Filho, Francisco Antonio Rodrigues, José Ferreira de Queiroz, Paulo Sergio de Melo Carvalho e Antonia Pereira Martins); Lagamar (Maria Lucelia Alves Pires, Regina Jaqueline da Silva, Rodrigo Paulino do Nascimento, Iara Andrade Guedes, Guilne Firmino de Sousa e José Ayrton do Nascimento); Moura Brasil (Ismael Gutemberg do N. P., Carlos André Souza B. da Silva, Pedro André N. Monteiro, Raimundo N. da Silva Barros, Maria Aparecida Costa Lima e Lucelia Nascimento Monteiro); Pici (Cícera da Silva Martins, Vilguemberg S. do Nascimento, Maria Francineide da S. Araújo, Antonio Leonor de Maria, Raimundo Nonato da Silva e Gilvan de Souza Silva e Maria Das Dores Vieira Pereira); Pirambu (Francisco Ismar L. Dantas, José Maria Tabosa, Glécia Bezerra de Souza, Maria de Lourdes A. de B. Maria, Leonardo Mota de Oliveira e Debora Albuquerque da Silva); Poço da Draga (Daysiane da Rocha Sousa, Maria Noélia dos Santos, José Arteiro de Araújo Júnior, Mariana Freitas Vasconcelos, Adriano Lima de Paiva e Renata Irene Lima); Praia do Futuro (Francisco Carlos da Silva, Cleiton Rodrigues dos Santos, Wladimir Jefferson Faustino e Ana Flávia dos Santos); Serviluz (Janderglind Ferreira Romão, Francisco Humberto Damasceno, Maria Jamile Ferreira de Souza, Ana Lucia da Silva, Maria Cleide de Almeida e Antonia Maria da Silva).

Essa eleição representa uma grande conquista para as comunidades envolvidas, que terão a oportunidade de participar ativamente das decisões que afetam suas vidas e contribuir para o desenvolvimento de suas regiões. Espera-se que essa iniciativa seja um exemplo para outras cidades e que cada vez mais cidadãos sejam estimulados a exercer seu papel como agentes ativos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo