Sema comemora 21 anos do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá em evento realizado no IFCE Campus Quixadá

No próximo dia 25 de outubro, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizará uma solenidade para celebrar os 21 anos da criação da Unidade de Conservação Estadual Monumento Natural (Mona) Os Monólitos de Quixadá. O evento acontecerá no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá.

Essa celebração marcará o encerramento do Encontro de Educação Ambiental, que contará com atividades nos dias 24 e 25, em parceria com a Secretaria de Cultura, Instituto Dragão do Mar, Casa de Saberes Cego Aderaldo e IFCE. O secretário executivo da planejamento de gestão interna da SEMA, Gustavo Vicentino, estará presente no evento, que contará também com uma palestra sobre a Unidade de Conservação, feita pelos professores Alênio Alencar e Lucas Silva.

De acordo com Gustavo Vicentino, o Monumento Natural é uma categoria de Unidade de Conservação que busca preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade e beleza cênica. Ele destacou que os Monólitos de Quixadá são reconhecidos como uma das 24 paisagens mais bonitas do mundo pela Associação Internacional de Montanhas Famosas. Além disso, revelou que estão em andamento discussões para a criação do Geoparque Sertão Monumental nos municípios de Quixadá e Quixeramobim, e que a expectativa é de que em breve a região conte com o segundo Geoparque do Ceará.

Os monólitos de Quixadá são conhecidos como serrotes ou monólitos e sua escala de ocorrência é considerada gigantesca, conferindo à paisagem um caráter singular e um destaque visual impressionante. Concentrados em mais de cinquenta elevações, os monólitos conferem à área um aspecto único no Brasil.

Criado em 25 de outubro de 2002 pelo Decreto Estadual nº 26.805, o MONA possui uma área de 28.759,56 hectares e tem a caatinga como seu ecossistema natural. Entre os atrativos da Unidade de Conservação estão o açude do Cedro, a trilha da Galinha Choca, a Gruta de São Francisco, a Serra do Padre, o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Serra do Estevão (onde está localizado o Mosteiro e a Casa de Repouso São José) e a Fazenda Não Me Deixes (Raquel de Queiroz). Práticas como voo livre e rapel são comuns entre os visitantes.

A programação completa do evento inclui diversas atividades, como a Trilha dos Saberes, a distribuição de mudas e, é claro, a palestra com a apresentação da Unidade de Conservação Monumento Natural – Os Monólitos de Quixadá.

Este evento é uma oportunidade importante para celebrar a preservação desse patrimônio natural único e conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo