Avança adesão ao passe livre em cidades brasileiras, com destaque para o ano de 2023 com 22 municípios adotando tarifa zero.

O transporte coletivo público urbano gratuito, conhecido como passe livre pleno, tem se expandido em diversas cidades do Brasil. De acordo com o pesquisador Daniel Santini, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), 2023 foi o ano com o maior número de municípios aderindo a essa política, totalizando 22 cidades. Em 2021, foram registradas adesões em 15 municípios. Esses dados indicam um aumento significativo na implementação do sistema de tarifa zero.

Atualmente, o país conta com 84 cidades que oferecem passe livre em todos os dias da semana. A maioria delas está localizada no estado de São Paulo, com 24 municípios aderindo à medida. Em seguida, estão Minas Gerais, com 23 cidades; Paraná, com dez; e Rio de Janeiro, com nove. Os municípios com a maior população que adotaram a tarifa zero são Caucaia (CE), com 355 mil habitantes; Maricá (RJ), com 197 mil; Ibirité (MG), com 170 mil; Paranaguá (PR), com 145 mil; e Balneário Camburiú (SC), com 139 mil.

Segundo Santini, o crescimento da adoção do passe livre em 2023 tem motivos semelhantes aos anos anteriores. Há uma crise no transporte público coletivo em todo o país, o que tem levado os municípios a buscarem alternativas para garantir a mobilidade da população. O pesquisador destaca o exemplo de São Paulo, que perdeu 1 bilhão de passageiros entre 2013 e 2022. Com a redução no número de passageiros, fica mais difícil manter o equilíbrio financeiro a partir da receita da tarifa.

Essa situação cria um círculo vicioso: para manter a mesma receita com menos passageiros, é necessário aumentar o valor da passagem, o que acaba afastando ainda mais os usuários. Diante disso, Santini ressalta a importância de buscar novas possibilidades de financiamento e organização para o transporte público.

No entanto, é importante ressaltar que ainda existem desafios a serem superados. Em São Paulo, por exemplo, um projeto de lei que prevê o passe livre parcial para pessoas de baixa renda está em tramitação na Câmara dos Vereadores. Além disso, a prefeitura solicitou um estudo de viabilidade para a adoção do passe livre na cidade, mas o levantamento ainda não está concluído.

Portanto, o passe livre no transporte público urbano tem se expandido de forma significativa no Brasil, com um aumento notável de adesões nos últimos anos. A crise no setor impulsionou os municípios a buscarem alternativas para garantir o acesso à mobilidade. No entanto, é necessário superar desafios e encontrar soluções viáveis para manter a sustentabilidade financeira do transporte coletivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo