Eclipse parcial da Lua poderá ser visto neste sábado em algumas regiões do Brasil

Neste sábado (28), um eclipse parcial da Lua poderá ser observado em algumas regiões do Brasil. De acordo com o Observatório Nacional, o fenômeno poderá ser visto principalmente nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, além de partes de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí.

Durante um eclipse lunar parcial, a Lua é coberta por duas sombras: a umbra, que é a sombra escura que não recebe luz solar, e a penumbra, que é a sombra mais clara que ainda recebe alguma luz vinda do Sol.

Quando a Lua começa a entrar na umbra, ocorre o eclipse parcial. Quando está totalmente envolta pela umbra, ocorre o eclipse total. No caso desse eclipse parcial, os observadores nas regiões mencionadas terão a oportunidade de ver uma pequena porção da Lua sendo “mordida” pela Terra, já que apenas 6% do satélite estará coberto durante o nascimento da Lua.

Para facilitar a observação do fenômeno, o Observatório Nacional recomenda buscar locais com boa visibilidade para o leste, uma vez que a Lua estará nascendo com o eclipse em andamento. Também é possível conferir como será a visualização na sua região através do site do Observatório Nacional.

Caso não seja possível observar o eclipse diretamente, o Observatório Nacional transmitirá o evento em tempo real pela internet, a partir das 15h. Além de exibir as imagens do eclipse, astrônomos convidados pela instituição estarão disponíveis para conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas. Os espectadores poderão interagir enviando perguntas e comentários durante a transmissão ao vivo no YouTube.

É importante lembrar que os eclipses lunares ocorrem durante a fase de Lua cheia, quando a Lua nasce logo após o pôr do sol. Para aproveitar ao máximo esse espetáculo natural, é recomendável buscar locais com boa visibilidade para o leste, onde será possível acompanhar o nascimento da Lua durante o eclipse parcial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo