Programação intensa e diversificada no MIS promove visitas ao casarão, sarau em Libras, shows de rock, teatro musical e roda de capoeira.

No último fim de semana, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) realizou uma intensa e diversificada programação, que incluiu um sarau em Libras, shows de rock, apresentações de teatro musical, roda de capoeira e visita mediada ao casarão. O MIS, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, buscou proporcionar atividades gratuitas e acessíveis a todos os públicos.

No sábado, houve a visita mediada ao casarão, conduzida pelo educador Alisson Freitas, historiador e mestrando em História pela UECE. Os visitantes puderam conhecer mais sobre a história do casarão do MIS, que passou a ser sede do museu em 1996. O casarão, projetado há 73 anos, guarda memórias importantes das mudanças urbanas de Fortaleza. A visitação foi gratuita e as inscrições puderam ser feitas por ordem de chegada a partir das 14h na recepção do Casarão.

No mesmo dia, foi realizado o primeiro sarau em Libras do MIS. Pessoas surdas apresentaram performances em diversas linguagens artísticas, como poesia, teatro e dança. O evento, conduzido pela professora surda Lyvia Cruz, contou com a presença de intérpretes que realizaram a tradução das apresentações para o português em tempo real, possibilitando a participação de pessoas ouvintes. O sarau teve acesso gratuito.

Além disso, o MIS promoveu mais uma edição do Toca no MIS em parceria com a banda The Good Garden. O evento contou com o pré-lançamento do clipe da banda F-zema e, em seguida, shows das bandas F-zema e Thrunda. A banda The Good Garden, conhecida por levar o Rock de Periferia para diversos espaços, trouxe sua Toca para dentro do MIS, convidando outras bandas para se apresentarem no museu. A participação no evento foi gratuita.

No domingo, o MIS recebeu o espetáculo “20Dizer”, apresentado pela ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, diretamente de Portugal. O espetáculo explorou a musicalidade da palavra e trouxe momentos íntimos e despretensiosos, espalhando recados de indignação ou carinho pelos segredos da vida. A programação foi gratuita e aberta ao público.

Ainda no domingo, ocorreu a roda de capoeira “Vem vadiar no museu”. Conduzida pelo Mestre Urso Preto, o evento contou com a participação de mestres e mestras, que ministraram um aulão infanto-juvenil e realizaram uma roda de capoeira junto às crianças, transmitindo não só os valores da cultura e do esporte, mas também o respeito como base para todo o trabalho.

O MIS, localizado na Av. Barão de Studart, 410, no bairro Meireles, possui um horário de funcionamento flexível, com atividades também durante os fins de semana. As exposições podem ser visitadas até as 17h30 de quarta a quinta-feira, e até as 19h30 de sexta-feira a domingo. O acesso ao museu é gratuito.

Para acompanhar a programação completa do MIS, basta seguir o perfil no Instagram: @mis_ceara. Fique ligado nas próximas atividades e aproveite as opções culturais oferecidas pela instituição!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo