Alunos da EAOTPS iniciam restauro de obra que retrata o brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza

Alunos do Curso de aperfeiçoamento em conservação e restauração de bens patrimoniais da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) estão realizando um importante trabalho de restauração em uma obra de arte datada de 1908. A tela, assinada pelo artista plástico cearense Gerson Faria, retrata o brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza, que foi combatente na Guerra do Paraguai.

Coordenado e supervisionado pelo restaurador Antônio Vieira, o processo de restauro está sendo dividido em etapas e deve ser concluído em novembro. Os alunos estão realizando análises sobre o estado atual de conservação da obra e em seguida irão realizar intervenções restaurativas, como a estabilização da base, a fixação da policromia e a reintegração cromática da pintura artística.

Ao todo, 10 alunos estão participando do restauro. Vale ressaltar que essa é a segunda obra de Gerson Faria que está sendo restaurada pelos alunos da EAOTPS. No ano passado, eles foram responsáveis pela restauração dos murais artísticos da cripta da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica, em Fortaleza/CE.

A tela em questão tem aproximadamente dois metros de altura e foi pintada em 1908, quando o artista Gerson Faria tinha apenas 19 anos. Trata-se de uma reprodução de uma pintura do paraibano Pedro Américo. A obra pertencia à Prefeitura de Fortaleza e foi doada ao Governo do Estado em 1934.

Gerson Faria foi um renomado artista plástico e cenógrafo autodidata. Ele nasceu em Fortaleza e, em 1934, fundou o primeiro ateliê de pintura da cidade, ao lado de Otacílio de Azevedo, Pretextato Bezerra e Clovis Costa. Gerson Faria também foi integrante do Centro Cultural Cearense de Belas Artes na década de 1940, ao lado do também renomado artista Raimundo Cela.

Já o brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza nasceu em 1837, na Vila Viçosa, atual município de Viçosa do Ceará. Ele ingressou na carreira militar aos 14 anos e serviu em várias regiões do país, como Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul. Foi um importante combatente na Guerra do Paraguai e seu nome integra o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

A EAOTPS é um importante equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, que conta com a parceria do Instituto Dragão do Mar. Atualmente, o restauro da tela do brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza pode ser acompanhado na sede da EAOTPS, localizada na Av. Francisco Sá, em Fortaleza. O restauro pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30, até o dia 9 de novembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo