Instituto Reação inaugura polo em São Paulo visando formar campeões de judô e transformar vidas

Desde o último final de semana, um novo polo do Instituto Reação foi inaugurado em São Paulo, na região da Freguesia do Ó, zona noroeste da capital paulista. Esse projeto social e esportivo foi responsável por revelar a judoca Rafaela Silva, campeã olímpica e bi mundial. A expectativa é que o novo polo atenda a cerca de 330 jovens, com idades entre 4 e 17 anos.

O Instituto Reação foi fundado pelo ex-judoca Flávio Canto, e já conta com uma sede na zona sul do Rio de Janeiro, na favela da Rocinha. Agora, a iniciativa chega a São Paulo em parceria com o Instituto Roldão, liderado pelos voluntários Diogo Castilho e Diuly Stival. Em 2017, o projeto ganhou o apoio de uma rede de supermercados e se tornou o Instituto Roldão.

Parte dos voluntários que já atuavam no local foram contratados para dar continuidade às atividades, que incluem treinos de judô e aulas de reforço escolar. Além disso, foram integrados à equipe novos profissionais, como uma assistente social e uma psicóloga. O objetivo do projeto vai além de formar campeões no judô, mas também ajudar os jovens a terem sucesso na vida.

As matrículas para novos alunos costumam acontecer em três períodos ao longo do ano, em fevereiro/março, maio e agosto/setembro. As datas previstas são divulgadas nas redes sociais do projeto, mas é possível fazer uma pré-inscrição na sede de interesse. Lembrando que todas as atividades são gratuitas.

Flávio Canto, que foi medalhista de bronze na Olimpíada de Atenas em 2004, afirmou: “Tenho certeza de que daqui sairão vários campeões, não só no judô, mas também na vida”. Acredita-se que o Instituto Reação seja responsável por atender cerca de 4.500 alunos atualmente, em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo.

É importante destacar que dois medalhistas de ouro do judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Gabriel Falcão (categoria até 73 kg) e Samanta Soares (até 78 kg), defendem a equipe do Instituto Reação. Além disso, a própria Rafaela Silva, atualmente no Flamengo, também foi campeã no Chile, na categoria até 57 kg.

O Instituto Reação tem alcançado resultados expressivos na revelação de jovens talentos e na formação de atletas de alto desempenho. Com a abertura do novo polo em São Paulo, espera-se que esse trabalho social e esportivo possa transformar a vida de muitos jovens paulistanos, dando-lhes oportunidades e incentivando-os a alcançarem seus sonhos dentro e fora dos tatames.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo