Inep monitora 9,4 mil locais de aplicação do Enem em sala de controle antes de sua realização

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está preparado para monitorar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. Com mais de 9 mil locais de aplicação e 132 mil salas de prova, distribuídas em 1.750 municípios, o Inep vai utilizar uma sala de controle para acompanhar a logística e garantir que tudo ocorra de acordo com o planejado.

Segundo o instituto, mais de 400 mil pessoas estão envolvidas no processo do Enem 2023, que visa atender cerca de 3,9 milhões de candidatos inscritos. Entre os profissionais que participarão da aplicação das provas estão 1.763 coordenadores municipais, 36 coordenadores estaduais e aproximadamente 13 mil assistentes de local.

A sala de controle do Inep será responsável por monitorar a entrega dos malotes de prova, a presença dos profissionais nas salas e o início da aplicação dos testes. O objetivo é garantir que todas as etapas do Enem aconteçam de forma tranquila e segura.

No entanto, caso ocorra algum imprevisto que impossibilite a aplicação das provas, como alagamentos ou tempestades, o Inep já previu novas datas para a reaplicação do exame, nos dias 12 e 13 de dezembro. O instituto destaca que o Enem é uma operação de grande escala, mobilizando diversos órgãos do governo, como o Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e polícias militares.

O Inep também ressalta que todos os protocolos de segurança são seguidos durante todo o processo do Enem. Desde a seleção das questões até a distribuição das provas, todas as etapas são monitoradas e planejadas com cautela. As provas são impressas em uma gráfica de segurança máxima, onde colaboradores diagramam as questões em uma sala segura.

Após o ensalamento dos participantes, as provas são produzidas e impressas de forma separada por sala e local de aplicação. Todo o processo é realizado com um rígido esquema de segurança e mínimo contato humano. As provas são armazenadas em galpões logísticos de segurança máxima, dentro de contêineres desmontáveis leves.

Após a aplicação do exame, os malotes de provas são recolhidos e enviados para as centrais de correção do consórcio aplicador, sempre com escolta militar. O Inep enfatiza que todos esses procedimentos são adotados para garantir a integridade do processo e a segurança dos dados dos participantes.

O Enem é uma das maiores avaliações educacionais do país e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio. Além disso, o exame também é utilizado como forma de ingresso em diversas instituições de ensino superior do Brasil. Todo o processo de aplicação envolve um grande esforço logístico e a participação de milhares de profissionais, que trabalham para garantir a qualidade e a segurança do exame.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo