Programa Viva o Parque oferece opções gratuitas de lazer e educação ambiental em unidades de conservação no Ceará

Neste domingo (5), o programa Viva o Parque, do Governo do Ceará, realizará sua primeira edição de novembro, oferecendo uma opção gratuita de lazer para toda a família. As atividades ocorrerão simultaneamente em cinco Unidades de Conservação (UCs) estaduais, sendo elas o Parque Estadual do Cocó, a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, o Parque Estadual Botânico do Ceará em Caucaia e a Área de Relevante Interesse Ambiental (Arie) Riacho da Matinha, no Crato.

O Viva o Parque tem como objetivo proporcionar às famílias uma oportunidade de se aproximar da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. Dentre as atividades programadas estão yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, massoterapia, slackline, recreação infantil com contação de histórias, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada, jogos de tabuleiro, beach tênis, entre outras.

Além disso, os visitantes do Parque Estadual do Cocó ainda terão a opção de praticar arvorismo e navegar no rio que dá nome ao Parque. Os passeios de barco estarão disponíveis das 8h às 13h, com duração de 20 minutos, uma hora e dez minutos, ou duas horas. Durante os dois últimos passeios, haverá uma parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Para participar dessas atividades é necessário agendamento prévio pelo telefone: (85) 98527.8216.

Já no Crato, o projeto tem atraído pessoas de todos os municípios do Cariri, e os jogos de tabuleiro são o destaque da programação. No Parque Estadual Botânico do Ceará, além de todas as atividades do Viva o Parque, os visitantes também poderão aproveitar os pedalinhos no espelho d’água e os quiosques, que proporcionam um ótimo lugar para um passeio em família. No total, são 6 km de trilhas em meio à natureza.

Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com experiência em trabalhos voltados para crianças coordenarão as atividades. Já na ARIE do Curió, haverá muita música, dança de salão, aeróbica, zumba, slackline e brincadeiras populares e infantis.

O projeto Viva o Parque ocorre todos os domingos em cada uma das UCs participantes. No Parque Estadual do Cocó, o horário é das 7h às 12h, na ARIE do Sítio Curió e na APA do Rio Maranguapinho, o horário é das 8h às 12h, no Parque Estadual Botânico do Ceará, o horário é das 9h às 12h, e na ARIE Riacho da Matinha, o horário é das 8h às 12h.

Essa é uma iniciativa importante do Governo do Ceará para estimular a preservação do meio ambiente e promover o uso sustentável das Unidades de Conservação. A participação da população é fundamental para valorizar e usufruir das belezas naturais do estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo