Expectativas e desafios marcam o primeiro dia de prova do Enem 2023 para 3,9 milhões de candidatos

Neste domingo (5), cerca de 3,9 milhões de candidatos realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A expectativa desses candidatos é conquistar uma vaga na universidade pública, ingressar em um novo curso e retomar os estudos. A avaliação do Enem tem duração de cinco horas e 30 minutos, incluindo as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.

Os portões dos locais de provas abriram às 12h, horário de Brasília, e fecharão pontualmente às 13h. Após esse horário, os candidatos atrasados não poderão realizar a prova.

Um exemplo de candidata é Victória Roberta Monteiro Viana, de 19 anos, que chegou cedo ao Centro Universitário de Brasília (Uniceub) para fazer as provas deste domingo. Essa é a terceira vez que ela realiza o exame, e seu objetivo é conseguir uma vaga em medicina na Universidade de Brasília (UnB). No entanto, Victória reconhece que sua preparação não foi a melhor, devido à falta de tempo e recursos. Ela é proveniente de escola pública e fez questão de chegar cedo para evitar qualquer imprevisto.

Os candidatos devem se deslocar até o local da prova, identificado no Cartão de Confirmação da Inscrição. Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda levá-lo para facilitar a identificação do local e da sala da prova.

Outro exemplo é Maria de Fátima da Silva, de 62 anos, que chegou ao local de prova às 10h20. Ela já fez o Enem uma vez anteriormente e continua estudando após se aposentar. Maria de Fátima tem o desejo de fazer uma faculdade de ciência política para realizar seus sonhos de infância.

Luiz Felipe da Silva Nogueira Lopes, de 20 anos, faz o Enem pela primeira vez. Acompanhado de seu pai, irmão, primo e cunhada, ele chegou ao local de prova às 9h40. Luiz Felipe se sente nervoso, mas acredita que a prova será desafiadora, mas não impossível. Ele treinou bastante para a redação, com aulas extras e preparação na escola.

No Rio de Janeiro, a movimentação no final da manhã também foi intensa. Kayenne Ferreira Leite saiu cedo do Recreio dos Bandeirantes para fazer a prova, sonhando com uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ela se preparou utilizando videoaulas do YouTube, repertório Enem e sites com repertórios completos das matérias.

O Enem é considerado a principal porta de entrada para instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal. O resultado do Exame é utilizado para ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). Além disso, o Enem também é utilizado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação.

Dos candidatos inscritos no Enem, a maior parte (48,2%) já concluiu o ensino médio, enquanto 35,6% ainda devem concluir o segmento em 2023. Também há alunos que participam como treineiros, com o objetivo de testar conhecimentos.

O Enem é aguardado com grande expectativa pelos candidatos, que buscam dar o primeiro passo em direção às suas metas acadêmicas e profissionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo