Prefeitura de Fortaleza identifica ligações indevidas e vazamentos nas galerias pluviais da Praia de Iracema, impactando balneabilidade na região.

A Prefeitura de Fortaleza divulgou neste domingo um relatório técnico de vídeo inspeção de galerias pluviais na região da Praia de Iracema. O documento, elaborado pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), revelou a existência de ligações indevidas e vazamentos na rede de drenagem, o que tem causado um impacto negativo na balneabilidade da orla.

De acordo com o relatório, foram identificadas pelo menos 26 ligações indevidas da Cagece à rede de drenagem nas áreas da Praia de Iracema, Poço da Draga e Riacho Maceió, no Papicu.

Esse relatório técnico é resultado do trabalho de vídeo inspeção realizado pela Seuma, que já percorreu mais de 140 km de galerias de drenagem com o objetivo de identificar obstruções e ligações indevidas na rede. A iniciativa faz parte do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), e até agora foram retiradas mais de 580 toneladas de resíduos que obstruíam a rede e identificadas cerca de 300 ligações clandestinas.

A secretária da Seuma, Luciana Lobo, destacou a importância do relatório como um diagnóstico prévio das interferências da rede de esgoto da Cagece ao sistema de drenagem da cidade. Segundo ela, há ligações indevidas e extravasamentos nas áreas da Praia de Iracema, Riacho Maceió e Papicu, e o relatório apresenta 26 pontos com fotos e vídeos que comprovam essas interferências.

A partir desse relatório, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e a própria Seuma, irá começar a fazer notificações de infrações e aplicação de multas, dando prazo para correção. Caso as correções não sejam feitas no prazo estipulado, as saídas ilegais serão tamponadas.

Luciana Lobo ressaltou que, com essas medidas e outras ações do programa FCS, espera-se que a cidade de Fortaleza atinja a meta de ser 100% balneável.

Essa divulgação do relatório técnico demonstra a preocupação da Prefeitura de Fortaleza com a qualidade das águas da cidade, especialmente nas áreas turísticas. É importante que sejam tomadas medidas efetivas para solucionar essas interferências na rede de drenagem e evitar que esses problemas continuem afetando a balneabilidade da orla. A fiscalização e aplicação de multas são instrumentos necessários para garantir que as empresas responsáveis cumpram as normas e evitem qualquer tipo de dano ambiental. O programa Fortaleza Cidade Sustentável está fazendo um trabalho importante nesse sentido, e é fundamental que a população também se conscientize da importância de preservar e cuidar dessas áreas de lazer e turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo