Tiro com arco brasileiro conquista duas medalhas de prata e vaga olímpica para Paris 2024

No último dia de competição dos Jogos Pan-Americanos, a equipe de tiro com arco do Brasil conquistou mais duas medalhas de prata, encerrando sua participação de forma brilhante. Além disso, o país garantiu uma vaga olímpica para a modalidade em Paris 2024. A grande destaque do dia foi a paulista Ana Machado, estreante no Pan, que conquistou uma medalha inédita no arco recurvo feminino e assegurou sua presença na disputa feminina em Paris.

Na semifinal, Ana Machado eliminou a norte-americana Casey Kaufhold, atual número dois do mundo, em uma partida emocionante que terminou com o placar de 6 a 4 a favor da brasileira. Com isso, ela avançou para a final, mas acabou perdendo a oportunidade de conquistar o ouro ao ser derrotada pela mexicana Alejandra Valencia por 7 a 1.

Em entrevista ao site do Comitê Olímpico do Brasil, Ana Machado demonstrou sua felicidade com a conquista: “Meu primeiro Pan e foi muito incrível. Foi uma semana incrível e consegui fazer tudo o que me propus. Conseguimos a vaga para Paris, que era nosso principal objetivo, e ainda mais duas medalhas”.

O domingo também foi especial para Marcus D’Almeida, que alcançou um feito inédito ao conquistar duas medalhas em uma mesma edição dos Jogos Pan-Americanos. O carioca, que no sábado conquistou o bronze por equipes masculinas ao lado de Matheus Gomes e Matheus Ely, comemorou sua participação: “Fico feliz em sair com duas medalhas. Todo o Pan eu saio com uma medalha, hoje estou saindo com duas”.

Em sua melhor participação na história da competição, o tiro com arco brasileiro subiu ao pódio três vezes. Além disso, o país garantiu presença nas provas individuais e mistas da Olimpíada de Paris 2024. Vale ressaltar que as vagas conquistadas não são nominais, ou seja, os representantes brasileiros serão definidos por critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira do Tiro com Arco (CBTArco).

Com essas conquistas, o tiro com arco brasileiro segue sua ascensão e se torna cada vez mais uma potência na modalidade. A equipe comemora os resultados alcançados e já planeja o próximo ciclo olímpico visando mais medalhas e novas conquistas para o país no esporte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo