Ministro do Esporte participará de audiência para debater projeto que institui o Dia Nacional do Paradesporto

O ministro do Esporte, André Fufuca, comparecerá na próxima quarta-feira (8) à audiência pública da Comissão de Esporte (CEsp). O objetivo do encontro é debater o Projeto de Lei 4149/2023, proposto pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), que estabelece o dia 22 de setembro como o Dia Nacional do Paradesporto, mesma data em que é celebrado o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A audiência terá início após a reunião deliberativa, agendada para as 9h30.

Além de instituir o dia 22 de setembro como o Dia Nacional do Paradesporto, o projeto em questão também estabelece o mês de setembro como o período de conscientização sobre a importância da prática de atividades físicas por pessoas com deficiência. O texto prevê a realização de diversas atividades e campanhas relacionadas ao tema do paradesporto, com o intuito de incluir, conscientizar, propagar e estimular a prática de atividades físicas por essas pessoas.

A solicitação para a audiência (REQ 15/2023 – CEsp) foi feita pelo senador Romário (PL-RJ), presidente da comissão e relator do projeto. Para o senador, estabelecer marcos e agendas anuais é uma medida importante para conscientizar a sociedade sobre a contribuição do esporte na transformação de crianças, jovens, adultos e idosos. Ele ressaltou que ainda não há uma data específica que evidencie a importância da prática de atividade física por pessoas com deficiência.

A presença do ministro André Fufuca ainda está sendo confirmada. Já confirmaram presença o secretário Nacional do Paradesporto, Fabio Augusto Araujo, o atleta paralímpico Clodoaldo da Silva e a diretora de Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Rosinha da Adefal. A presença do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, e dos atletas paralímpicos Daniel Dias e Evelyn Oliveira ainda é aguardada.

Durante o evento, os cidadãos terão a oportunidade de participar de forma interativa, enviando perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania. Essas perguntas e comentários poderão ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado também oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. O Portal e-Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em andamento no Senado, bem como sugestões para novas leis.

É importante ressaltar que essa informação foi reproduzida pela Agência Senado, e a reprodução é autorizada desde que seja citada a fonte.

Fim do texto

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo