16ª edição do Fórum Adolfo Herbster reúne tecnologia, informação e debate sobre a cidade no Paço Municipal de Fortaleza.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), promoveu nesta quarta-feira (08/11) a 16ª edição do Fórum Adolfo Herbster, no Paço Municipal. O tema do evento foi “Tecnologia, Informação e Cidade” e marcou as atividades municipais em comemoração ao Dia Mundial do Urbanismo.

Durante o fórum, foram apresentadas tecnologias avançadas utilizadas para a produção de geoinformação da cidade. Os temas foram abordados em três painéis e quatro palestras, com ênfase em tópicos como cadastro técnico multifinalitário, infraestrutura de dados espaciais e gestão territorial a partir do aerolevantamento.

Um dos destaques do evento foi o painel dedicado ao aprimoramento e atualização do cadastro de loteamentos e logradouros. A tecnologia utilizada permite a criação e manutenção de um acervo digital com todas as informações cartoriais, fotos aéreas e cartografias existentes na Seuma, fornecendo ferramentas adicionais para o planejamento urbano e a gestão territorial do município.

A Secretária Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, ressaltou a importância de apresentar as novas ferramentas de geotecnologias para compartilhar com o cidadão fortalezense, permitindo um entendimento mais aprofundado das características, padrões e desafios da capital, bem como promovendo um espaço de debate entre o poder público, especialistas e a sociedade.

O evento reuniu técnicos da Prefeitura, especialistas convidados, instituições públicas produtoras e usuárias de geoinformação, além da iniciativa privada, pesquisadores, professores, estudantes e a sociedade em geral, promovendo debates multidisciplinares.

As inscrições para o evento foram gratuitas e puderam ser realizadas online. O Fórum Adolfo Herbster aconteceu no Paço Municipal de Fortaleza, das 08h15 às 17h.

Essa iniciativa da Prefeitura de Fortaleza demonstra o compromisso com a utilização de tecnologias inovadoras para o planejamento urbano e a gestão territorial, além de promover o engajamento da sociedade no debate sobre o desenvolvimento da cidade. A participação ativa de diversos setores e especialistas mostra a importância do evento para a busca de soluções e inovações no contexto urbano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo